🔥 VAGAS DE EMPREGO
Buscando vagas recentes...


GUIA DE SERVIÇOS DO TRIBUNA OURINHENSE


Cardiologistas explicam os principais sintomas de gordura nas artérias

O entupimento das artérias pelo acúmulo de gordura, condição chamada de aterosclerose, pode causar doenças graves, incluindo infarto e AVC

As artérias do coração são responsáveis por levar oxigênio e nutrientes para o corpo todo, por isso elas são tão importantes para o funcionamento do organismo como um todo.

--- Publicidade ---

Quando as artérias ficam entupidas pelo acúmulo de gordura — condição conhecida como aterosclerose — o fluxo de sangue diminui e o risco de complicações cardiovasculares aumenta.

Entre as complicações estão o infarto, o acidente vascular cerebral (AVC) e até a perda de tecidos por falta de oxigenação. 

Principais sintomas de gordura nas artérias

Na maioria dos casos, a aterosclerose evolui de forma silenciosa. Os sinais costumam surgir quando o entupimento já compromete boa parte da artéria. A obstrução dos vasos pode afetar coração, cérebro e pernas, e os sinais mudam conforme o local atingido. Confira os sinais mais comuns:

  • Dor no peito, especialmente em esforço.
  • Falta de ar progressiva.
  • Fraqueza súbita ou formigamento em um lado do corpo.
  • Dor na panturrilha ao caminhar.
  • Tontura, náusea e suor frio.

“O sintoma vai depender do local da obstrução. Se for em uma artéria coronária, que é do coração, vai causar uma dor toráxica conhecida como angina. Caso aconteça na carótida, ou em uma artéria intracerebral, pode causar déficit motor, perda de força em algum lado do corpo, ou um formigamento. Se for nas pernas, chamamos de claudicação intermitente: o paciente vai mancar e sentir dor na perna ao caminhar”, explica o cardiologista Ricardo Cals, coordenador de Cardiologia do Hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília.

Fatores de risco para as artérias do coração

Alguns hábitos e condições de saúde favorecem o acúmulo de gordura nas artérias. Entre os principais estão o tabagismo, a pressão alta, o sedentarismo, o colesterol elevado e a diabetes. 

--- Publicidade ---

Além disso, ter histórico familiar de doenças cardiovasculares também eleva o risco. Homens a partir da meia-idade e mulheres depois da menopausa fazem parte dos grupos mais vulneráveis.

Close-up das mãos de um homem segurando um cigarro partido ao meio - Cardiologistas explicam os principais sintomas de gordura nas artérias - Metrópoles
O tabagismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, sendo responsável por cerca de 25% de todas as mortes por doenças cardíacas

As doenças do coração e da circulação continuam sendo a principal causa de morte no mundo. No Brasil, centenas de milhares de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência desses problemas, que muitas vezes se desenvolvem sem sintomas por períodos longos.

--- Publicidade ---

Por isso, é tão importante cuidar da saúde, evitar fumar, manter uma rotina regular de exercícios físicos e ter uma alimentação saudável, além de fazer acompanhamento médico. Com todos esses cuidados, o paciente já reduz drasticamente as chances de desenvolver alguma condição.

“É essencial que as pessoas realizem consultas e check-ups regulares para evitar que a doença seja descoberta apenas quando já evoluiu para um infarto, por exemplo”, alerta o cardiologista Luís Henrique Gowdak, do InCor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Os exames de rotina são fundamentais para identificar alterações antes que elas causem danos maiores. Um exame de sangue rápido já é capaz de avaliar os níveis de colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”, que fica nas paredes das artérias.

--- Publicidade ---

Fonte Original: Metrópoles

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISITADOS