
Principal hipótese para o acidente foram as condições dos pneus do ônibus que transportava trabalhadores rurais.
A tragédia envolvendo um ônibus de trabalhadores rurais, na BR-153, com pelo menos seis mortes e 45 feridos, está mobilizando Marília. Pelo menos duas campanhas emergenciais de doação de sangue estão sendo realizadas nesta segunda-feira: uma pela polícia Militar e outra através de esportistas (Amigos do Dê e Alviceleste – MAC). A principal suspeita é que o acidente foi provocado pelas condições dos pneus.
É que, entre os passageiros que sobreviveram, muitos estão em estado bem grave (vários na UTI). A PRF aguarda confirmação oficial, porém já admite que o número de mortes poder aumentar. Mas, depende de informações dos hospitais, onde estão internadas pelo menos 20 vítimas em estado grave, muitas delas na UTI.
O Visão Notícias apurou que, além de não ter autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para fretamento fora do estado do Maranhão, o próprio ônibus estava em precárias condições. O veículo estava sem uma das rodas traseiras do lado esquerdo (deveriam ser quatro pneus e só tinha três) e há relatos de que tinha problemas nos freios.
Leia também:

No detalhe, a roda traseira esquerda do ônibus estava sem o pneu e mesmo assim o veículo seguiu viagem.
No caso do pneu traseiro, a Polícia Civil apurou que durante a viagem o motorista já havia arrumado duas vezes em borracharias e, como não tinha mais condições de conserto, teria decidido tirar a roda, o que já comprometeria a estabilidade do veículo.
Há relatos de vítimas de que o segundo pneu do mesmo lado teria estourado, fazendo com que o motorista perdesse o controle, vindo a tombar o ônibus. A Polícia Civil aguarda o laudo pericial do Instituto de Criminalística.
O veículo está na base da PRF e já passou por perícia. O motorista sobreviveu, mas está internado em estado grave. A delegada de plantão na Central de Polícia Judiciária de Marília decidiu autuá-lo em flagrante por homicídio e ele permanece sob escolta policial.
Campanha de doação sangue
Duas campanhas estão sendo desenvolvidas e está mobilizando Marília e região. Uma delas pela Polícia Militar, sob o slogan “proteger e doar também é nossa missão”.
Lideranças esportistas também estão mobilizadas. De acordo com o presidente da entidade “Amigos do Dê”, Dejair Sérgio Fernandes, com apoio do Movimento Alviceleste (do MAC) eles estão antecipando a quarta campanha de doação de sangue.
As primeiras 200 pessoas que comparecerem ao Hemocentro e doarem sangue vão ganhar uma bolsa personalizada da entidade.
Quem pode doar sangue
Podem doar sangue pessoas com boa saúde entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 kg e tenham dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Mesmo sendo quarta-feira de cinzas, o Hemocentro de Marília estará funcionando das 7h às 13h.
Menores de 18 anos precisam de autorização formal dos pais ou responsáveis legais. Além disso, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como RG ou CNH.
Serviço – As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 13h, na Rua Lourival Freire, 240 (bairro Fragata – próximo ao Fórum) em Marília. Mais informações pelo telefone (14) 3434-2541.
Fonte: Visão Notícias












