Com umidade relativa do ar abaixo dos níveis recomendados pela OMS, região já registra queimadas em áreas urbanas e rurais.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para risco de incêndios no centro-oeste paulista nesta quinta (17) e sexta-feira (18) devido à baixa umidade do ar.
De acordo com informações da Defesa Civil, em quase todo Estado, a umidade relativa do ar atingirá níveis críticos e até abaixo dos 30%. No início desta semana, dois incêndios registrados em cidades da região, o primeiro em Botucatu (SP) e o segundo em Jaú (SP), ambos de pequena proporção.
Em Botucatu, as chamas atingiram o pasto vizinho à área da Escola do Meio Ambiente da cidade. Equipes da Defesa Civil, bombeiros e equipes da escola conseguiram proteger toda a área da unidade, evitando que o fogo chegasse às trilhas e espaços educativos.
Já em Jaú, as chamas atingiram um terreno baldio no Jardim Pedro Ometto. Foram queimados 14,8 hectares. A Defesa Civil da cidade esteve no local e combateu o incêndio.
Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar mínima ficou em 28% em Bauru hoje. O ideal é acima de 60% e o mínimo, acima de 40%. A OMS considera um estado de alerta quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30%.
No final da semana, conforme a Defesa Civil esse risco deve diminuir (ficará em alto), mas no início da próxima semana a previsão é que volte a ser de alerta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/n/q/BVEK64TPuqheZyJvySqQ/2.jpg)
Centro-Oeste Paulista entra em Alerta por risco de incêndios com baixa umidade do ar — Foto: Defesa Civil/Divulgação
FONTE: G1