
A Associação de Assistência ao Deficiente Físico de Ourinhos (AADF) recebeu, na terça-feira (22), um importante reforço para continuar promovendo inclusão e dignidade às pessoas com deficiência física do município: um carro zero quilômetro, adquirido por meio de emenda federal impositiva de R$ 150 mil do deputado federal Luiz Carlos Mota.
A entrega do veículo foi marcada por muita festa e emoção da diretoria da AADF que estava presente, acompanhada pela presidente da entidade, Solange de Fátima Martins, do representante do deputado Motta em Ourinhos, Safera, do prefeito Guilherme Gonçalves, vice-prefeito Alexandre Zóio, vereadores, secretários municipais e demais autoridades.

Durante a cerimônia de entrega do carro, o representante do deputado Motta em Ourinhos, Safera, destacou todas as emendas destinadas a Ourinhos e região, pelo parlamentar nos últimos anos.” De 2019 a 2025, o deputado Motta destinou apenas para Ourinhos, mais de 10 milhões e mais de R$ 14 milhões para os municípios da região”, ressaltou.
Em entrevista ao Tribuna Ourinhense, a presidente da AADF Solange de Fátima Martins falou sobre a importância da conquista do novo veículo para a entidade. “Este carro é de muita importância para a AADF porque nós vamos buscar os atendidos em suas residências, que vem fazer tratamento aqui e também para os serviços internos. A retomada da parceria com a Prefeitura a partir de agosto, também será muito importante. Essa emenda do deputado Motta para a compra do veículo ‘caiu do céu’, no momento que mais precisamos e agradecemos imensamente a ele. Atualmente nós temos também uma parceria importantíssima com a FIO, e os estudantes vem fazer o estágio supervisionado aqui e atendem os usuários da AADF e se não fosse esta parceria não conseguiríamos atendê-los, pois temos pessoas que tem que fazer terapia para o resto de suas vidas” , ressaltou.

O novo carro
O novo automóvel será utilizado pela equipe técnica da instituição — composta por profissionais da assistência social, psicologia e fisioterapia — em visitas domiciliares, além de serviços internos e atendimentos a pessoas que, por limitações físicas, não conseguem se deslocar até a sede da entidade. A ação garante mais mobilidade, autonomia e qualidade no atendimento oferecido.
A conquista representa um alívio após um período de dificuldades estruturais. Até setembro de 2024, a AADF contava com uma Spin, recolhida pela Secretaria de Assistência Social. Antes disso, uma Kombi que fazia parte da frota foi desativada após pegar fogo, em maio do ano passado.

Retomada da parceria
A entrega do novo veículo marca também a retomada do convênio entre a Prefeitura de Ourinhos e a AADF, que havia sido extinto e agora volta a vigorar na gestão do prefeito Guilherme Gonçalves e do vice Alexandre Zóio. A parceria reafirma o compromisso do município com as entidades que, há décadas, prestam serviços essenciais à população mais vulnerável. “A AADF é uma instituição histórica e essencial para o nosso município. Retomar essa parceria e viabilizar o funcionamento com mais estrutura é um compromisso com a dignidade de quem mais precisa. Esse carro vai levar cuidado e acolhimento até quem não consegue chegar até a entidade”, afirmou o prefeito Guilherme Gonçalves.
Para o vice-prefeito Alexandre Zóio, a retomada do convênio representa um novo tempo: “Essa entrega não é só de um veículo. É o símbolo de um governo que trabalha com respeito e sensibilidade. A AADF merece reconhecimento, e a Prefeitura vai seguir apoiando quem transforma vidas.”
Fundada há 46 anos, a AADF é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção da inclusão social, reabilitação e defesa dos direitos das pessoas com deficiência física. Em fevereiro, a instituição comemorou seu aniversário com a reinauguração da sede na Vila Odilon, contando com a presença do prefeito e do vice, ocasião em que foi anunciado o interesse em reestabelecer o convênio com a entidade.
A nova fase da AADF é marcada por esperança, estrutura e reconhecimento. A chegada do veículo representa não apenas mobilidade, mas também o respeito e o olhar humano às necessidades de quem mais precisa.


