Casos de picadas de escorpião aumentam quase 60% em Marília em 2025; veja onde procurar o soro

Entre janeiro e abril, foram 91 ocorrências registradas pela Vigilância Epidemiológica da cidade. O infectologista Amin Ibn Chahrur explica motivo do aumento desses acidentes e o que fazer se for picado.

Marília registra aumento de quase 60% em picadas de escorpião — Foto: Tv Tem /Reprodução

A Vigilância Epidemiológica de Marília (SP) registrou um aumento de 59,65% em casos de picadas de escorpião entre janeiro e abril de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado.
Ao todo, 91 acidentes envolvendo escorpiões foram registrados neste período neste ano. Já em 2024, foram 57 ocorrências. Segundo o Ministério da saúde, cerca de 87% dos casos são considerados leves e não exigem aplicação de soro, mas o acompanhamento médico é essencial.
A dor após a picada é imediata. Outros sintomas incluem formigamento, vermelhidão e suor no local. Casos mais graves, principalmente em crianças, podem apresentar náuseas, vômitos, agitação, salivação excessiva, tremores e aumento da pressão arterial.
A maioria dos acidentes ocorre dentro de casa e pode ser evitada com cuidados simples. Em entrevista à TV TEM, o médico infectologista Amin Ibn Chahrur falou sobre as causas do aumento de acidentes com escorpiões.
“Nós identificamos que esse aumento tem relação com a expansão urbana, ou seja, construção de casas em áreas que anteriormente eram ocupadas por animais selvagens, além acúmulos de lixos e entulhos”, explica o médico.
Amin também reforçou que em caso de picada, a recomendação é lavar o local com água e sabão, e procurar o mais rápido o pronto socorro, para conseguir ser medicado adequadamente.
Atendimento na região
O soro antiescorpiônico está disponível no Hospital das Clínicas (HC) de Marília e Botucatu para adultos. No caso de crianças, o atendimento deve ser feito no Hospital Materno Infantil (HMI).
Em Bauru, o soro está disponível no Pronto Socorro Central. Já em Jaú e Ourinhos, é possível encontrá-lo na Santa Casa.
A aplicação do soro deve ocorrer o mais rápido possível, principalmente em pacientes mais vulneráveis, como crianças e idosos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados

Perfil do Assistente