
A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Ourinhos deu início à campanha Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher.
Neste ano, a iniciativa traz um enfoque inédito no município: falar diretamente com os homens, convidando-os a refletir sobre o que realmente significa ser “valente”.
Com o mote “O valente não é violento”, a campanha reforça que coragem e respeito caminham juntos e que a verdadeira força está em proteger, ouvir e valorizar as mulheres, não em machucar, ameaçar ou controlar.
“Queremos desconstruir a ideia de que autoridade se impõe pela violência. O homem valente é aquele que inspira carinho, que respeita a intimidade de sua companheira e que corre para o abraço, não para o confronto”, explica Fernanda Corazza, procuradora especial da mulher.

A programação do Agosto Lilás da Procuradoria da Mulher inclui a distribuição de folders explicando os cinco tipos mencionados na Lei Maria da Penha de violência contra a mulher — física, psicológica, sexual, patrimonial e moral e chamamento dos homens ao diálogo e quebra de paradigmas, instalação de faixas em pontos estratégicos da cidade com frases direcionadas ao público masculino, a exposição “Violência contra a mulher: o problema também é nosso”, na UNIFIO, e a gravação de novos episódios do podcast “Entre Elas”, que trarão entrevistas e informações de utilidade pública.
A Procuradoria também reforça os canais de denúncia: 153 (GCM), 190 (polícia Militar) e 180 (Central de Atendimento à Mulher).
“Violência contra a mulher não é um assunto restrito ao casal. É um problema de toda a sociedade. E todo mundo pode e deve ser parte da mudança”, conclui a procuradora.
Mais informações:
Instagram: @procuradoriadamulherourinhos
WhatsApp: (14) 3302-4370


