Cobertura vacinal contra a gripe está abaixo de 50% do público-alvo. Índice ideal é de 95%
A Prefeitura de Bauru confirmou mais três mortes por influenza neste ano, totalizando 20 óbitos em 2025. Dos 56 casos registrados entre janeiro e julho, 20 causaram a morte das vítimas da doença, o que representa que 35% dos casos acabam em óbito. A vacina continua disponível nos postos de saúde da cidade de forma gratuita.
Em comparação com outras cidades da região, Bauru apresenta uma alta taxa de letalidade. Em Marília , foram 57 casos e 8 mortes; em Botucatu, 77 casos e 14 mortes; em Ourinhos, 10 casos e 3 mortes; e em Jaú, 16 casos e 7 mortes.
A enfermeira da Supervisão de Imunização da Secretaria de Saúde de Bauru, Drieli Valente, alertou, em entrevista sobre a baixa taxa de vacinação.
“Infelizmente, a cobertura vacinal da vacina influenza, da campanha deste ano, está muito abaixo do que seria o ideal. A gente está em torno de 49%, são menos de 50% do público prioritário vacinado.”
O número é considerado muito abaixo do esperado, já que a cobertura ideal é de aproximadamente 95% das pessoas vacinadas:
“A cobertura ideal seria em torno de 95%, ideal mesmo 100% das pessoas vacinadas, né, mas se a gente tivesse em 95% vacinada, a gente tem uma garantia de que o vírus não consegue circular, a população está vacinada, está protegida e o risco de complicações e óbitos reduz drasticamente.”
Segundo a secretaria, o baixo número é atribuído a questões como fake news e desinformação sobre a eficácia e possíveis efeitos da vacina.
“A gente atribui essa queda de cobertura já ao longo dos anos, isso não é de agora, de 2025, isso já vem acontecendo. Há diversos fatores, o principal deles é informação falsa. Às vezes encontram uma notícia na internet, a informação hoje é de fácil acesso, e a população às vezes tem dificuldade de identificar o que é verdade e o que é mentira. Então provoca medo, a pessoa hesita em ir tomar vacina, não sabe se vai, se não vai e, com isso, o tempo vai passando e não se vacina. A gente precisa trazer essas notícias verdadeiras sobre o quanto a vacina é eficaz, o quanto ela protege e evitaria esse número elevado de mortes.”
A campanha de vacinação contra a gripe e contra a influenza começou em Bauru no final de março. A vacina precisa ser tomada todos os anos e está disponível em todas as unidades básicas de saúde e unidades de Saúde da Família, sem necessidade de agendamento. Algumas unidades ficam abertas no período da noite e também aos fins de semana, para atender quem trabalha durante a semana e não consegue comparecer nos horários tradicionais.
FOTO
Legenda – UBS Jardim Europa, em Bauru (SP) — Foto: Reprodução/Google Street View