Aluno de escola pública de Ibitinga conquista 1º lugar em programa de intercâmbio e vai estudar no Reino Unido

João Paulo Pezarim Lino, de 15 anos e aluno da Escola Estadual Professora Iracema de Oliveira Carlos, faz parte de uma lista de 500 estudantes do estado de SP que receberão bolsas integrais para estudar em países de língua inglesa, como Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

João Paulo, 15 anos, foi o 1º colocado no programa Prontos pro Mundo — Foto: Agência SP/Reprodução

A rotina de João Paulo Pezarim Lino, de 15 anos, é dividida entre as tarefas escolares, os estudos de inglês e o trabalho no hotel da família em Ibitinga (SP). Em 2026, porém, essa agenda vai precisar de uma pausa.

O estudante foi o primeiro colocado na classificação geral do programa ‘Prontos pro Mundo’, da Secretaria de educação do Governo de SP, e vai embarcar para o Reino Unido em um intercâmbio de três meses com todos os custos cobertos.

Aluno do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Professora Iracema de Oliveira Carlos, João Paulo foi selecionado após se destacar em todas as etapas do processo, que envolveu prova de conhecimentos, análise de histórico escolar e desempenho em um curso de inglês on-line. Ao todo, mais de 26 mil jovens se inscreveram.

“Eu sempre fui bem focado nos estudos, sempre estudei inglês, tenho o costume de consumir livros, vídeos e séries em inglês, portanto a parte do inglês não me preocupou tanto. O que mais pegou foi o tempo da prova, mas a plataforma do governo foi um auxílio”, contou ao g1.

O estudante deve embarcar no primeiro semestre de 2026 para o Reino Unido, onde ficará três meses em uma high school, etapa escolar equivalente ao ensino médio. O futuro intercambista nunca esteve fora do Brasil e, em sua família, só uma tia viajou a turismo para outros países.

“Quero conhecer a cultura, aperfeiçoar o inglês. É uma oportunidade de ver como me sinto fora da zona de conforto, para quando chegar a hora da faculdade estar mais preparado para viver longe de casa e da minha família e, quem sabe, conseguir outro intercâmbio”, afirmou.

João comemora a conquista ao lado da família em Ibitinga — Foto: Arquivo pessoal

João comemora a conquista ao lado da família em Ibitinga — Foto: Arquivo pessoal

A mãe, Maria Rosa, disse estar orgulhosa, mas também se preparando emocionalmente para a partida do filho.

“Ele merece. A gente cria os filhos para o mundo, mas não é fácil pensar em vê-lo longe de casa. Estamos ajudando o João a se preparar para esse desafio também no aspecto emocional”

A notícia da aprovação foi dada pelo próprio governador em uma ligação, no início de setembro.

“Ele me perguntou para onde eu gostaria de ir. Logo depois ele me disse que fui aprovado para ir para o Reino Unido. Foi uma grande surpresa, fiquei emocionado. Até então não sabia que tinha ficado em primeiro, só no dia seguinte fiquei sabendo”, lembra João.

João recebe a notícia da aprovação em ligação do governador de SP — Foto: Agência SP/Reprodução

João recebe a notícia da aprovação em ligação do governador de SP — Foto: Agência SP/Reprodução

Programa “Prontos pro Mundo”

Organizado pela Seduc-SP, o projeto reúne estudantes de alto rendimento e oferece, anualmente, 1 mil bolsas de intercâmbio. Entre os países participantes, estão a Nova Zelândia, Canadá, Austrália e Reino Unido.

Para participar do processo seletivo, não é necessário fazer inscrição, mas deve-se cumprir uma série de requisitos. Entre eles, ter idade mínima de 14 anos e ter participado da edição anterior do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Confira a lista completa:

  • Estar matriculado em uma escola da rede estadual;
  • Ter participado da última edição do Saresp e obter rendimento satisfatório;
  • Ter frequência escolar igual ou superior a 90%;
  • Obter média igual ou maior a 7 em todas as disciplinas escolares.

Etapa eliminatória

  • Estar matriculado no 1° ano do Ensino Médio na rede estadual;
  • Ter frequência escolar igual ou superior a 90%;
  • Idade máxima de 18 anos;
  • Autorização formal dos responsáveis;
  • Obter média igual ou maior a 7 em todas as disciplinas escolares e no curso de inglês, oferecido pela Seduc.

Etapa classificatória

  • Média entre a nota do Saresp e o curso de inglês.

Fonte: G1

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados

Perfil do Assistente