Anta resgatada em incêndio florestal com 70% do corpo queimado morre no interior de SP

Animal foi resgatado em Teodoro Sampaio (SP) e recebia tratamento no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) da Apass de Assis (SP). Morte, ocorrida no dia 28 de agosto, foi divulgada nesta terça-feira (2).

A anta adulta que foi resgatada vítima de um incêndio florestal em Teodoro Sampaio (SP) e que recebia tratamento no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) da Apass de Assis (SP) teve sua morte confirmada nesta terça-feira (2).

Segundo a Apass, resgate havia sido realizado por brigadistas do Parque Estadual do Morro do Diabo, administrado pela Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de meio ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), em conjunto com a polícia Militar Ambiental no dia 21 de agosto. O animal chegou a receber o tratamento, mas não resistiu e morreu no dia 28 de agosto.

Animal resgatado passa por cuidados clínicos e começa a responder bem ao tratamento — Foto: Semil SP/Divulgação

Animal resgatado passa por cuidados clínicos e começa a responder bem ao tratamento — Foto: Semil SP/Divulgação

A anta foi encontrada debilitada, com lesões graves, dentro de um açude em meio a um canavial. O animal tinha queimaduras de 1º, 2º e 3º graus, cerca de 70% do corpo e havia perdido totalmente a visão. As sequelas já inviabilizavam seu retorno para a natureza.

Desde a sua chegada, a equipe técnica realizava um protocolo de cuidados intensivos, com medicação, hidratação venosa e curativos diários.

Apesar do tratamento intensivo, que consistia em hidratação venosa, administração de analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e curativos tópicos, além do controle da miíase, que é a infecção do globo ocular provocada por larvas de mosca, o animal não resistiu.

Anta não deve voltar à natureza e passa por cuidados diários em Assis — Foto: Semil SP/Divulgação

Casos de 2025

O número de animais resgatados por queimadas em 2025, de acordo com apurações da TV TEM, ultrapassa 10, sendo:

  • 5 cachorros do mato filhotes;
  • Anta adulta;
  • Ouriço;
  • Dois veados catingueiro;
  • Urubu;
  • Gavião;
  • Rolhinha.

Deste número, três morreram. Em 2024, foram registrados 94 resgates de animais decorrentes de queimadas em todo o estado de SP, dos quais 53 não resistiram, dois foram reabilitados e devolvidos à natureza e os demais seguem em tratamento. A associação atendeu 48 desses resgates, dos quais 19 não resistiram.

Fonte: G1

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados

Perfil do Assistente