Atleta da paranatação do interior de SP é protagonista de minidocumentário premiado internacionalmente

O minidocumentário chamado ‘Nando’ competiu no ‘The Clio Awards’, um dos principais prêmios da publicidade e comunicação, e ficou em 3º lugar. Luiz Fernando Antônio Rodrigues faz parte da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) de Bauru (SP).

O minidocumentário chamado ‘Nando’ competiu no ‘The Clio Awards e ganhou em 3º lugar  — Foto: YouTube/reprodução

Luiz Fernando Antônio Rodrigues, aos 14 anos, já se tornou um grande exemplo e referência na paranatação da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) em Bauru (SP) e também o protagonista de um minidocumentário premiado internacionalmente.
O curta-metragem ‘Nando’, que recebeu esse nome em referência ao apelido do atleta, competiu na premiação ‘The Clio Awards’, um dos principais prêmios da publicidade e comunicação, e faturou o 3º lugar na categoria ‘Film Craft’. Ele concorria com agências e trabalhos do mundo todo.
Em pouco mais de cinco minutos, conhecemos a história por trás de tantas medalhas e reconhecimento, que teve início quando o Nando, diagnosticado com síndrome de regressão caudal, tinha 6 anos e visitou a ABDA pela primeira vez em busca de terapia e decidiu que se tornaria um grande atleta.
Durante o processo de criação do documentário, a equipe da produtora responsável pelo filme publicitário mergulhou na vida de diversos outros jovens da Associação, mas a história de Luiz se destacou.
“A história do Nando chamou muita atenção porque ele é um garoto que sempre está de bem com a vida, é um garoto que superou muita coisa. Ele é um lutador. É uma história que vale a pena ser contada”, relatou Daniel Retz, diretor da produtora do minidocumentário, em entrevista a TV TEM.
Além de retratar a própria rotina de Nando em sua casa em Bauru, mostrando a autonomia que o esporte trouxe para a sua vida, as gravações também acompanharam o atleta em uma competição em São Paulo e os treinos na ABDA. Apesar de ter sido uma rotina de gravações um pouco cansativa, o resultado final agradou muito o protagonista.
“Curti bastante, foi um pouquinho cansativo, mas valeu a pena. Ao assistir junto com a minha família eu fiquei bastante emocionado, fiquei muito feliz mesmo”, contou.
Atleta da paranatação do interior de SP é protagonista de minidocumentário premiado internacionalmente — Foto: YouTube/reprodução

A treinadora de Nando há sete anos, Aline Hidalfo, participou do documentário e também se emocionou ao ver o esforço do atleta retratado nas filmagens: “É uma história de superação, emoção e acreditar que qualquer pessoa consegue chegar onde ela quiser”, relatou.
“Façam algum esporte, principalmente para os paratletas, é muito bom, isso ajuda muito no seu futuro, vai te dar uma carreira excelente. No futuro, eu espero ser um futuro brilhante, chegar numa Paralimpíadas”, finaliza Nando.
A ABDA é um projeto social sem fins lucrativos com sede em Bauru que atende mais de 3.600 crianças e adolescentes nas piscinas e pistas de atletismo desde 2010. (Abaixo, você confere o minidocumentário ‘Nando’ completo)
FONTE: G1

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Perfil do Assistente