Foram registradas quedas de árvores, muros e estruturas em diferentes regiões da cidade. Um reservatório metálico também caiu sobre um poste e quase atingiu comércios.
A Prefeitura de Botucatu (SP) decretou estado de calamidade pública após a cidade ser atingida por uma tempestade com ventos de até 100km/h, segundo a Defesa Civil do Município, nesta segunda-feira (22).
Conforme a Defesa Civil, houve quedas de árvores, muros e estruturas em diferentes regiões do município, causando a obstrução de vias, além da interrupção no fornecimento de água, energia elétrica e serviços de telefonia.
Além disso, funcionários de um estabelecimento comercial registraram o momento em que um reservatório metálico de água caiu durante a chuva.
O prédio em construção onde o reservatório estava instalado fica a poucos metros de onde o vídeo foi gravado, na Avenida Dr. Vital Brasil. O tanque quase atingiu outros estabelecimentos comerciais e acabou caindo sobre um poste, que teve a ponta arrancada e ficou danificado e não há registro de feridos.
Ainda na segunda (22), uma reunião de emergência com todas as secretarias e órgãos municipais para restabelecer os serviços essenciais, desobstruir ruas, realizar limpeza da cidade e atender situações de risco e emergência.

A Defesa civil informou que nesta terça-feira (23), alguns pontos da cidade continuam sem energia e a previsão é que até meio-dia a situação esteja normalizada.
A prefeitura informou também que, além de um colégio particular, outras duas unidades de ensino suspenderam as aulas, por causa dos danos na estrutura: o Centro educação Infantil Professora Mirva Curi na Vila Assumpção e o Projeto Irmã Ceci, que fica no distrito de Rubião Júnior. O restante as aulas não sofreram alterações.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/M/K/UE9WyuQdiTOXdT5PK1sQ/whatsapp-image-2025-09-22-at-15.43.20.jpeg)
Reservatório de água cai de topo de prédio durante vendaval em Botucatu — Foto: Adriano Baracho/TV TEM