/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/y/L/WuzIglQuKpuU3ft5JNfg/img1.jpg)
Câmara Municipal de Ourinhos (SP) — Foto: Câmara Municipal de Ourinhos/Reprodução
A Câmara Municipal de Ourinhos (SP) aprovou por unanimidade, durante sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (9), o projeto de lei que torna obrigatória a instalação de detectores de metais em todas as escolas públicas e privadas do município.
O projeto, de autoria do vereador Edvaldo Lúcio Abela (Podemos), recebeu 14 votos favoráveis dos parlamentares. Apenas o presidente da Casa não votou, conforme determina o regimento interno.
De acordo com o texto do projeto, a medida tem como objetivo garantir a segurança de alunos, professores e funcionários, prevenir a entrada de objetos perigosos, promover um ambiente seguro e saudável para a aprendizagem e reduzir o risco de incidentes violentos nas escolas.
Ainda segundo o PL, as escolas particulares poderão escolher o tipo de detector de metais mais eficiente e adequado à sua estrutura e ao número de alunos.
Leia também:
Já a operação dos equipamentos, tanto em escolas públicas quanto privadas, deverá ser feita por pessoas devidamente habilitadas para o manuseio dos aparelhos.
A proposta segue agora para sanção ou veto do Executivo, que também ficará responsável por sua regulamentação. Caso seja aprovada, a lei terá prazo de 180 dias corridos para entrar em vigor a partir da publicação no Diário Oficial.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/n/4/LsfHtHSJScfnN9jEMDgg/detectores-metais-manaus-1-.jpg)
Escolas municipais de Manaus (AM) adotaram a utilização de detectores de metal — Foto: Matheus Perdiz / Semed
O g1 entrou em contato com a prefeitura sobre o projeto, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Fonte Original: G1 Bauru e Marília









