Entrevista com rádios e portais de diversas regiões do país será transmitida ao vivo a partir das 8h
O ministro da educação, Camilo Santana, é o convidado do “Bom dia, Ministro” desta quarta-feira, 13 de agosto, para detalhar o Prêmio MEC da Educação Brasileira. A cerimônia de entrega ocorreu na última segunda-feira, 11 de agosto, e distribuiu 116 prêmios, entre alunos, escolas, municípios e estados, pelo desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pela qualidade da educação pública.

Durante a cerimônia do Prêmio MEC, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram homenageados 54 alunos com alto desempenho na redação do Enem, além de quatro estados, 35 municípios e 20 escolas. Ao todo, foram entregues 62 troféus e 54 medalhas, distribuídos em oito categorias. Além disso, foram homenageados 49 professores que acompanham suas escolas e municípios premiados.

SELEÇÃO — Os vencedores da edição de 2025 do Prêmio MEC da Educação Brasileira foram selecionados com base em indicadores oficiais da educação básica, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Enem, além do Censo do IBGE. Todas as análises foram realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem abertura de editais ou inscrição prévia.
PRÊMIOS — Troféus, medalhas, certificados e valores em dinheiro foram entregues a estados, municípios, escolas e estudantes. Os recursos devem ser usados pelos entes federativos e unidades escolares para melhorias de infraestrutura escolar, reconhecimento e valorização dos profissionais da educação, entre outros. Esses recursos serão repassados conforme regulamento específico: para estados e municípios, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR); e para as escolas, pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com prestação de contas que rege esses programas.
OUTRAS AÇÕES — Durante o programa, o ministro também falará sobre outras iniciativas coordenadas pelo MEC, como o Enem 2025 e a Prova Nacional Docente (PND). Ele destacará, ainda, o Programa Pé-de-Meia, que no último mês repassou o Incentivo Frequência a 3,3 milhões de estudantes. No fim de julho, a pasta lançou as Caravanas Técnico-Pedagógicas do programa, que percorrerão as cinco regiões do país nos próximos meses para dialogar com profissionais das redes de ensino, gestores escolares e estudantes beneficiados pela poupança do ensino médio.
AO VIVO – O Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h, em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de A Voz do Brasil.
PARTICIPE – Emissoras e jornalistas interessados em participar do Bom Dia, Ministro podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República