Mudanças no tempo começam na noite deste domingo (21) e provocam temporais, rajadas de vento, risco de granizo e queda acentuada de temperatura em todo o Estado.

Alerta da Defesa Civil, na tarde deste domingo (21), indica que chuva está próxima de presidente Prudente — Foto: Stephanie Fonseca/g1
O domingo (21) começou com calor intenso, ventos fortes e risco elevado de incêndios florestais no interior de São Paulo. Mas, segundo a Defesa Civil do Estado, o cenário vai mudar ainda na noite deste domingo, com a chegada de uma frente fria. Um alerta do órgão indica que as chuvas já se aproximam de Presidente Prudente (SP), Rosana (SP) e cidades próximas.
A aproximação do sistema deve provocar temporais, rajadas de vento de moderada a forte intensidade, queda de raios e possibilidade de granizo em várias regiões.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/x/L/aYWKVtQJ6zLvhA18Uwag/itapeva-ok-7-.png)
Alerta indica que chuvas se aproximam de Presidente Prudente, Rosana e cidades próximas — Foto: Reprodução
Durante o dia, o efeito pré-frontal elevou as temperaturas, que chegaram a 35 °C em cidades do interior, com baixa umidade do ar, o que aumentou o risco de queimadas.
Na segunda-feira (22), a frente fria avança e traz instabilidade generalizada. Estão previstas chuvas fortes, tempestades severas, ventos intensos, alta frequência de raios e possibilidade de granizo. Em cidades como Itapeva e Sorocaba, os acumulados de chuva devem ser altos.
Na terça-feira (23), a chuva tende a enfraquecer, mas a mudança será sentida nas temperaturas: as mínimas devem chegar a 12 °C em Itapeva e 13 °C em Presidente Prudente e Marília, em contraste com o calor de até 35 °C registrado no domingo.
Riscos e cuidados
Diante do cenário previsto, a Defesa Civil está mobilizada para garantir resposta rápida a possíveis ocorrências, como quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e bloqueios em rodovias. A Operação SP Sempre Alerta Chuvas, que normalmente ocorre entre dezembro e março, poderá ser acionada de forma extraordinária caso os riscos aumentem.
O órgão reforça que a sequência de eventos — calor extremo e risco de incêndios no domingo, tempestades e ventos fortes na segunda-feira e queda acentuada de temperatura na terça — pode gerar transtornos.
Entre as orientações à população estão: recolher ou reforçar objetos soltos que possam ser arremessados pelo vento, ter atenção para risco de destelhamentos e quedas de árvores.
A Energisa Sul-Sudeste também recomenda que, durante tempestades, as pessoas permaneçam em local seguro, retirem equipamentos da tomada e não se aproximem de fios e cabos caídos.