
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria da Mulher e da Família, realizou a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres na última segunda-feira (28), no plenário da Câmara Municipal. O tema neste ano foi “Mulheres que Constroem o Amanhã: Participação, Direitos e Futuro”.
O auditório da Câmara estava com quase toda a sua ocupação, o que demonstra o interesse da população, profissionais e de ativistas da pauta dos direitos da mulher em construir uma sociedade mais igualitária e justa, cabendo ao Poder Público aplicar políticas mais efetivas e construídas em conjunto nestas conferências.

As discussões foram norteadas a partir das palestrantes Dagmar Mendes Dias (psicanalista e teóloga), Darianne Carvalho (pedagoga), Jéssica Moura (advogada e secretária estadual da Jovem Advocacia), Melise Guedes (GCM), Sueli Farias (gerente do CREAS e assistente social) e Yasmin Zanuto (advogada e secretária municipal de Justiça e Cidadania). Também compuseram a mesa Elizângela Gonçalves (mãe do Prefeito Guilherme Gonçalves), Patrícia Miranda (secretária de Inclusão) e a secretária Caroline Marvulli, que realizou a abertura e conduziu o evento. Além disso, a Procuradoria da Mulher da Câmara teve um momento de fala.
As delegadas eleitas levarão as propostas discutidas no âmbito municipal para a conferência estadual, prevista para os dias 21 e 22 de agosto de 2025. Já em 29 de setembro a 1º de outubro de 2025 será realizada a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), reunindo as propostas destacadas nos estados.


