Árvore era aproveitada como ponto de sombra e lazer para os moradores do bairro. Prefeitura diz que espécie estava doente e promete substituir por muda nativa.

A Prefeitura de Botucatu (SP) cortou, na última semana, um ipê-rosa que existia no bairro havia mais de 50 anos. A retirada da árvore, feita por agentes municipais, gerou indignação entre moradores, que afirmam não ter recebido qualquer justificativa antes da derrubada.
O ipê ficava ao lado de uma praça e era diariamente aproveitado como ponto de sombra e lazer para os moradores.
“Ela era uma árvore de mais de 50 anos no bairro e não tinha nenhum motivo aparente para ser cortada. Não tivemos nenhum respaldo da Prefeitura. Foi muito triste. Na sexta-feira, já estava no toco mesmo”, contou uma moradora.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/n/DBhBVMTayvStQBBZ5VIg/3.jpg)
Corte de ipê-rosa de mais de 50 anos revolta moradores em Botucatu — Foto: Arquivo pessoal/Divulgação
Além do valor simbólico, moradores relataram que cuidavam da árvore em conjunto. “Todos os moradores aqui cuidavam, cada um fazia a sua parte, para a Prefeitura vir e acabar com tudo”, lamentou outro morador.
Em nota, a Prefeitura informou que um engenheiro agrônomo vistoriou o local e constatou que a árvore apresentava parasitas, o que poderia comprometer outras espécies próximas. Ainda segundo a administração, o ipê não era nativo da região e representava risco de transmissão de doenças.
O município informou que vai substituir a árvore por uma muda nativa, mas ainda não há prazo definido para o plantio. Enquanto isso, moradores afirmam sentir falta do ipê que marcava a paisagem do bairro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/4/Z/mtl4OVQ1O6l1CtceNrsQ/2.jpg)
Corte de ipê-rosa de mais de 50 anos revolta moradores em Botucatu — Foto: Arquivo pessoal/Divulgação