
Durante todo este mês, é promovido em todo o país, a campanha “dezembro vermelho”, que foi instituída em 2017, pelo governo federal por meio da Lei 13.504, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e à Aids, movimento chamado Dezembro Vermelho. O nome está relacionado a cor que simboliza a luta contra a doença e o respeito às pessoas soropositivas.
O objetivo do dezembro vermelho é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce, do tratamento e do combate ao preconceito em relação ao HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
A campanha reforça a necessidade de ações como o uso de preservativos, a realização de testes regulares e o acesso ao tratamento adequado para quebrar a cadeia de transmissão do vírus e garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas afetadas.
- Prevenção:
Promover o uso de preservativos (distribuídos gratuitamente em postos de saúde) e outras medidas de prevenção.
- Diagnóstico:
Incentivar a realização de testes rápidos de HIV e outras ISTs, especialmente para pessoas sexualmente ativas, já que a doença pode ser silenciosa.
- Tratamento:
Enfatizar a importância da adesão ao tratamento para pessoas vivendo com o HIV, o que contribui para a supressão da carga viral e a melhoria da qualidade de vida.
- Combate ao preconceito:
Lutar contra a discriminação e o estigma que afetam as pessoas que vivem com HIV/aids, garantindo seus direitos e o acesso a serviços de saúde e educação.
Estrutura em Ourinhos
Em Ourinhos existe uma estrutura dedicada a prevenir e tratar as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Este lugar se chama CTA: Centro de Testagem e Acolhimento. Localizado na Rua Dom José Marello, nº 385, o CTA está aberto a toda a população de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h, com profissionais preparados para acolher, ouvir e tirar suas dúvidas e orientar – visando garantir que o paciente tenha uma vida sexual segura e plena – seja qual for a orientação sexual ou gênero.
A equipe do CTA conta com equipe administrativa, psicóloga, assistente social, enfermeiros, técnico de enfermagem e médicos (clínico e infectologista). Outro diferencial importante do CTA é o atendimento e acompanhamento especializado para a obtenção da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição). Ambas medicações são oferecidas gratuitamente pelo SUS e estão disponíveis em Ourinhos.
Qualquer munícipe pode solicitar testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C no CTA ou na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Após a coleta, feita rapidamente com uma gota de sangue do dedo, o resultado sai em média em 15 minutos. Todo o processo é feito com sigilo médico necessário.
O SUS garante aos brasileiros uma grande gama de preservativos para a prevenção das ISTs em diferentes modelos: o comum, com tamanho maior, com textura, lubrificação extra, femininos e também o gel lubrificante. No CTA ou em qualquer UBS, basta retirar a quantidade que necessitar.
Tem alguma dúvida envolvendo estes temas? Não tenha vergonha e deixe os tabus de lado. Procure um profissional de saúde do CTA e garanta a informação e prevenção adequada. A equipe também está à disposição para palestras e orientações em empresas, escolas, universidades, clubes, igrejas, etc. Sua saúde é sempre a prioridade.









