CTG Brasil realiza reuniões com poder público e comunidade sobre operação dos reservatórios e segurança de barragens

Profissionais da empresa apresentaram os procedimentos de segurança em eventuais situações de emergência durante períodos de cheias e secas

Piraju, 14 de novembro de 2025 – A CTG Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jurumirim, realizou no município de Piraju (SP) nesta segunda-feira, dia 10/11, reunião para apresentar o Sistema de Operação em Situação de Emergência (SOSEm) e o Plano de Ação de Emergência de barragens (PAE). O objetivo foi compartilhar com órgãos públicos e comunidade o conjunto de normas e procedimentos de segurança em eventuais situações de emergência. O encontro foi realizado no Centro de Convenções Doutor Richardson Louzada.

O SOSEm trata dos aspectos técnicos, organizacionais e administrativos das hidrelétricas, com o propósito de garantir a segurança operacional dos reservatórios durante períodos de secas e cheias. Além de considerar a segurança das comunidades ribeirinhas, o sistema toma providências preventivas e corretivas necessárias à integridade e segurança das usinas hidrelétricas.


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1

Durante o encontro — aberto à comunidade e para o qual são convidados representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Defesa Civil, Bombeiros, polícia Militar e Polícia Ambiental — a operação das usinas hidrelétricas em períodos secos ou chuvosos é abordada de maneira didática. O intuito é garantir a segurança operacional das barragens e das comunidades.

“Promover o alinhamento entre a CTG Brasil, o poder público e as comunidades dessas regiões é uma maneira de nos prepararmos para períodos extremos e de demonstrarmos a seriedade do processo de operação dos reservatórios, pensando na segurança de todos e explicando também as características do setor energético brasileiro”, explica Paulo Henrique Libraiz, gerente de engenharia de operações.

O encontro abordou também o Plano de Ação de Emergência de barragens (PAE), que estabelece as ações a serem executadas pela empresa em situações de emergência na barragem. “Todas as usinas hidrelétricas operadas pela companhia são seguras, consideradas de baixo risco e operam dentro do que rege a Lei de Segurança de Barragens”, afirma Pedro Nunes, Gerente de Engenharia Civil e Segurança de Barragens na CTG Brasil.

Sobre a CTG Brasil
Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 15 usinas hidrelétricas, 12 parques eólicos e um complexo solar, com capacidade instalada total de 9 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados