Cunhado de Manga e empresário amigo são presos pela Polícia Federal na operação Copia e Cola

Bispo Josivaldo Souza, que lidera a igreja evangélica Templo da Glória e Renovo de Deus, e empresário Marco Mott foram presos

Marco Mott é empresário no setor imobiliário e é suspeito de lavar dinheiro em contratos com a Prefeitura de Sorocaba. Foto: Reprodução

A polícia Federal prendeu agora de manhã o cunhado do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), o bispo Josivaldo Souza, que lidera a igreja evangélica Templo da Glória e Renovo de Deus. Na última operação da PF, em abril, a polícia apreendeu R$ 864 mil em dinheiro, guardado dentro de caixas no carro e na casa da família. A esposa de Josivaldo, Simone Souza, irmã da primeira dama, Sirlange Maganhato, também é investigada e, segundo apuração do Portal Porque, a cunhada está proibida de manter qualquer contato com Manga. A PF suspeita que a igreja funcionava como fachada para movimentar valores ilegais. As doações e campanhas religiosas seriam uma forma de “esquentar” o dinheiro.

Além do cunhado, a PF também prendeu o amigo do prefeito Rodrigo Manga, o empresário Marco Silva Mott, em Araçoiaba da Serra. Ele foi preso em casa, em um condomínio de luxo, e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal, em Sorocaba. Mott é suspeito de ser o operador de um esquema de corrupção na Prefeitura.


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1

Esta é uma nova fase da Operação Copia e Cola, deflagrada em abril deste ano, que investiga irregularidades em contratos da área da saúde da Prefeitura de Sorocaba. Marco é suspeito de ser lobista e de lavar dinheiro em diversos contratos na gestão de Manga.

Os advogados Antonio Sergio A. de Moraes Pitombo e Beatriz de Oliveira Ferraro Caloi, que defendem Marco Mott, criticaram a prisão. “O decreto judicial de prisão deu-se em virtude de conjecturas e suposições da polícia judiciária. A defesa irá esclarecer os equívocos. Além disso, trata-se de medida desnecessária, pois, nosso cliente sempre esteve à disposição das autoridades e já prestou esclarecimentos iniciais. Desse modo, traremos esses pontos ao tribunal que poderá compreender melhor os fatos”, diz a nota da defesa.

Manga foi afastado
O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) foi afastado do cargo por 180 dias. O vice-prefeito, Fernando Costa Neto (PSD), assumiu interinamente a administração municipal na manhã desta quinta-feira (6).

Além disso, a justiça determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens dos investigados, no valor aproximado de R$ 6,5 milhões, além da aplicação de medidas cautelares, como suspensão de função pública e proibição de contato com determinadas pessoas.

Os alvos da operação poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e contratação direta ilegal.

De acordo com a PF, a análise do material apreendido na primeira etapa da operação, realizada em 10 de abril de 2025, permitiu identificar novas pessoas físicas e jurídicas supostamente envolvidas no esquema, que são alvos das diligências cumpridas nesta quinta-feira.

FONTE: PORTAL PORQUE

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados