Dia do Bombeiro Brasileiro foi comemorado em todo o Brasil na quarta-feira, 02 de julho

HOMENAGEM

Na quarta-feira, 02 de julho, foi comemorado em todo o Brasil, o Dia do Bombeiro Brasileiro.
Em homenagem a estes profissionais que desempenham esta função tão importante em nossa sociedade, a reportagem do Tribuna Ourinhense entrevistou o Tenente Igor Leme, comandante do Corpo de Bombeiros de Ourinhos que nos falou um pouco sobre sua carreira e aconselhou os jovens que pretendem exercer essa profissão. ”Eu sonhei ser bombeiro desde criança, pois meu pai era bombeiro e trabalhou no corpo de bombeiros de Ourinhos entre 1988 e 2007, quando se aposentou. Eu sempre o acompanhei no Quartel, então para mim, foi uma grande realização ser hoje o comandante do Corpo de Bombeiros no mesmo local onde meu pai trabalhou. Eu iniciei minha carreira em fevereiro de 2016, quando ingressei na Academia Militar do Morro Branco e me formei em dezembro de 2018. Em 2020 fiz o curso de especialização para ser apto ao comando de tropa do bombeiro, e em 2021 tive a felicidade de chegar ao corpo de bombeiros de Ourinhos, o qual comando há mais de 4 anos. O meu conselho a todos aqueles jovens que sonham em ser bombeiros é uma famosa frase que diz: o segredo do sucesso é a constância do propósito, então sonhem, mas se mantenham constantes neste propósito. Ser bombeiro não é fácil, é um curso árduo, seja para oficial ou soldado, a formação é difícil, as especializações são muitos exigentes, mas ao mesmo tempo, é algo extremamente gratificante, pois, não há preço que pague ter a oportunidade de salvar uma vida, algo que fazemos por várias vezes ao longo de nossa carreira”, ressaltou.

Desfile
Em comemoração ao Dia do Bombeiro Brasileiro, o Corpo de Bombeiros de Ourinhos realizou um desfile pelas principais ruas da cidade, com os veículos utilizados pela corporação. (Veja imagens abaixo)

Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro

A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.
Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.
Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Perfil do Assistente