Dia dos Pais será celebrado em todo o Brasil neste domingo (10); saiba a origem da data 

Neste domingo (10), será comemorado em todo o Brasil, uma das datas mais importantes tanto para os brasileiros como para o comércio: o Dia dos Pais, considerada a terceira data comemorativa que movimenta mais as vendas no país, superado apenas para o Dia das Mães e o Dia das Crianças. 

Em homenagem a todos os pais de Ourinhos e do Brasil, a reportagem do Tribuna Ourinhense entrevistou três pais que possuem uma história em comum: assumiram a guarda de seus filhos, após separação de suas respectivas esposas. Eles nos contaram quais as dificuldades vividas e superações, além do significado de ser pai, e deixaram uma mensagem para outros pais que vivem a mesma situação.        

Vinícius ao lado dos filhos Danara Nabelly e Murillo Caleb

Vinícius Martins, de 39 anos, é pai de Danara Nabelly de 12 anos e Murillo Caleb, de 7 anos e há 3 anos ficou com a guarda dos seus filhos, após a separação de sua esposa e nos contou como foi assumir essa responsabilidade, a importância de ser pai e aconselhou outros pais que possam estar vivendo esta mesma situação neste momento. “Vivi grandes desafios, como por exemplo, cuidar de minha filha em sua pré-adolescência e a chegada da puberdade, o que no início, foi um pouco assustador para mim, mas como tempo a gente se acostuma e tira de letra. Quando assumi a guarda dos meus filhos, no começo foi um pouco difícil, tendo que conciliar casa, trabalho e filhos, mas com muita determinação e sempre lutando para fazer o melhor para eles, tudo foi sendo superado. O que aconselho para pais que possam estar enfrentando agora, o que vivi há três anos, é para que nunca desistam, lutem, pois os filhos são presentes de Deus, e também a responsabilidade que ele nos dá, e como pai, nós temos a responsabilidade não apenas de por comida na mesa, mas também de guiar, orientar, fazer seu melhor para que eles cresçam bem. Hoje me sinto com a sensação de dever cumprido, eles estão bem, saudáveis, estudando. A data do Dia dos Pais passou a ter grande significado para mim, após eu ser pai, tendo o privilégio de cuidar de dois anjos, vê-los hoje bem e felizes, é a maior compensação que posso ter, me sinto completamente realizado e agradeço muito a Deus, por tê-los em minha vida”, ressaltou.

Elivélton ao lado do filho David Lucas

Elivélton Botelho de Campos, 27 anos, é pai de David Lucas que tem atualmente 6 anos e desde que se separou da esposa cuida do filho, que na época tinha apenas 1 ano e 8 meses, e nos revelou todos os problemas que teve que enfrentar e superar. “Um dos momentos mais difíceis, foi logo quando a mãe dele foi embora e ficava perguntando por ela e procurando dentro da casa. Outra grande dificuldade que tive no início foi ter que cuidar de tudo em relação a ele, desde trocar fralda,  dar banho, comida, levar ao médico, enfim, todos os cuidados que requer uma criança da idade dele, tive que ir atrás de babá para ficar com ele, durante o dia, quando trabalho. Muitas vezes chorei sozinho no quarto, pois não tive ajuda de ninguém, desde então, foi só eu e ele, mas hoje aprendi a fazer tudo que é necessário para seu bem estar e tranquilidade. O conselho que dou para pais que possam estar passando pelas mesmas dificuldades que passei, é que não desanimem, tenham força e lutem, pois, nada mais é importante nessa vida que cuidar de um filho e ver que ele está bem, feliz, saudável e se desenvolvendo. Atualmente refiz minha vida, estou com uma nova companheira, que também tem um filho de 6 anos que mora conosco e está grávida de 5 meses, serei pai novamente e estou muito feliz e realizado”, contou.             

Ronaldo ao lado dos filhos Rodrigo e Renan

Ronaldo Barbosa tem 6 filhos e desde que se separou há 16 anos, cuidou de todos.  Seus filhos são: Leonardo (30), Rodrigo (27), Thaís (26), Renan Augusto (24), Ruan Carlos (20) e Douglas Felipe (18) e contou como foi criar tantos filhos sozinho.  “Meu filho mais velho, que é o Rodrigo, eu criei desde 1 ano de idade, quando a mãe dele veio morar comigo. Aí quando ele tinha 15 anos me separei e ele ficou comigo, assim como o Rodrigo que tinha 11 anos, a Thaís10, o Renan 7, o Ruan 4 e o caçula Douglas, de apenas 2 anos, que ainda mamava no peito. Foi uma época muito difícil, mas graças a Deus com muita luta e dedicação, cuidei bem deles, não apenas sustentando, mas dando amor também. Eu trabalhava e conseguia conciliar com meu cuidado de pai, e o Conselho Tutelar sempre vinha a minha casa, para se certificar se estavam sendo bem cuidados. Eu nunca desisti dos meus filhos, pois eles são meu legado de vida”, afirmou.                

Origem do Dia dos Pais no Brasil e no Mundo

O Dia dos Pais é uma data comemorativa em homenagem aos pais, celebrada em diferentes datas ao redor do mundo. No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto, enquanto em outros países, como os Estados Unidos, é celebrada no terceiro domingo de junho. A origem da celebração remonta aos Estados Unidos, onde Sonora Louise Smart Dodd, filha de um veterano da Guerra Civil americana, propôs a criação de uma data para homenagear seu pai, William Jackson Smart. No Brasil, a data foi instituída pelo publicitário Sylvio Bhering em 1953, inicialmente no dia 16 de agosto, em referência a São Joaquim, pai de Maria. 

Origem no Brasil

  • No Brasil, a ideia de celebrar o Dia dos Pais surgiu em 1953, por iniciativa de Sylvio Bhering, diretor do jornal O GLOBO. 
  • A data escolhida inicialmente foi 16 de agosto, Dia de São Joaquim, pai de Maria. 
  • A comemoração foi posteriormente transferida para o segundo domingo de agosto, buscando aproximá-la do padrão de celebração do Dia das Mães, também no segundo domingo do mês. 
  • O objetivo de Sylvio Bhering era tanto social, homenageando os pais, quanto comercial, impulsionando o comércio no segundo semestre, assim como o Dia das Mães fazia no primeiro semestre. 

Origem nos Estados Unidos:

  • Sonora Louise Smart Dodd, filha de William Jackson Smart, desejava homenagear seu pai, que a criou sozinho após a morte de sua mãe. 
  • Ela propôs a criação do Dia dos Pais à associação ministerial de Spokane, Washington, sugerindo que fosse celebrado no dia 5 de junho, aniversário de seu pai. 
  • A data foi inicialmente celebrada em 19 de junho e, com o tempo, espalhou-se por outros estados, sendo finalmente oficializada no terceiro domingo de junho. 

Outros países

Diversos países adotaram a mesma data dos Estados Unidos, como Canadá, Reino Unido, França, Japão e México, além de outras nações sul-americanas, como Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela.

No caso de outros países, como Bélgica, Bolívia, Itália, Espanha e Portugal, o Dia dos Pais é associado ao Dia de São José, celebrado em 19 de março. José, considerado pela tradição católica como o pai terreno de Jesus, é visto como símbolo de cuidado, educação e amor paternal.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados

Perfil do Assistente