Dia Nacional do Doador de Sangue

Neste 25 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue – uma data que destaca a importância da doação regular para salvar vidas e reforçar o compromisso solidário com a saúde pública. Uma doação de sangue ajuda a salvar até quatro vidas.
Os hemocentros de todo o país aproveitam a ocasião para conscientizar a população sobre a necessidade de manter os estoques de sangue em níveis adequados. Não há um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. Seu consumo é diário e contínuo, já que a transfusão de sangue é necessária em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
A doação de sangue é um gesto simples, rápido e seguro. Doador desde os 18 anos, Vítor Meira é frequentador assíduo nos hemocentros de Brasília. Regularmente, ele doa seu tempo, sangue e plaquetas para salvar vidas. “Sempre doei sangue, mas na pandemia, através de um pedido da minha tia para doar para uma amiga dela, fui até o hemocentro e vi que os estoques estavam zerados. Desde então, doo o máximo de vezes que posso, tanto sangue quanto plaquetas.

Fonte:https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/novembro/dia-nacional-do-doador-de-sangue-saude-reforca-a-importancia-da-doacao-regular

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados