É #FAKE vídeo de cegos fazendo parkour no interior de SP; conteúdo foi gerado por inteligência artificial

Ferramenta de detecção de IA aponta falhas anatômicas, texturas artificiais e sombras incoerentes na cena. Procurada pelo Fato ou Fake, prefeitura de Itapeva negou que município tenha qualquer programa de treinamento desse tipo.

Vídeo de falsa reportagem foi gerado por IA — Foto: g1


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1

Circula nas redes um vídeo que supostamente mostra pessoas cegas treinando parkour (modalidade na qual os praticantes saltam e fazem acrobacias em obstáculos urbanos) em um projeto criado em Itapeva, no interior de São Paulo. É #FAKE.

🛑 O que diz a publicação?

Publicado nesta segunda-feira (3) no X, onde já teve mais de 400 mil visualizações, o post mostra uma falsa reportagem de TV, produzida por inteligência artificial (IA), sobre o “programa inclusivo [que] ensina cegos a fazer parkour” em Itapeva.

A repórter fictícia afirma: “No interior de São Paulo, um projeto que começou pequeno está mudando vidas. Aqui em Itapeva, pessoas cegas estão aprendendo a dar saltos e superar obstáculos com o parkour”.
Na seção de comentários, alguns questionaram a veracidade do material. Veja um exemplo: “Eu quero muito que seja falso. Eu sou natural dessa cidade”.


⚠️ Por que ela é falsa?
O Fato ou Fake selecinou alguns frames (imagens estáticas) do vídeo e submeteu ao DecopyAI, um ferramenta que identifica o uso de IA. Resultado da análise: “100% de probabilidade de as imagens ser gerada por IA” (veja abaixo).

A ferramenta elencou três justificativas para o diagnóstico:

  1. Mão “ausente” ou distorcida” – A mão esquerda está ausente ou malformada (erro típico em imagens geradas por IA).
  2. Texturas artificiais nas roupas – O sapato e as roupas apresentam superfícies lisas e uniformes, sem desgaste, dobras ou sombras naturais.
  3. Inconsistências de iluminação – As sombras sob o corpo e o braço não correspondem à direção ou intensidade da luz, reforçando indício de geração por IA

O Fato ou Fake telefonou para o gabinente do prefeito de Itapeva, para questionar sobre o conteúdo viral. A resposta foi: “não se realiza no município nenhum tipo de atividade como essa”.

Diagnóstico da ferramenta DecopyAI — Foto: g1

Diagnóstico da ferramenta DecopyAI — Foto: g1

Vídeo de falsa reportagem foi gerado por IA — Foto: g1

Vídeo de falsa reportagem foi gerado por IA — Foto: g1

Fonte: G1

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados