Estudante de Itapetininga consegue bolsa para estudar em universidade dos EUA: ‘Educação constrói pontes’

Otavio Antonio Barbosa Pereira, de 18 anos, é de Itapetininga (SP) e embarca no dia 25 de agosto para realizar o sonho de estudar na University of Massachusetts, em Boston.

Otavio Antonio Barbosa Pereira, 18 anos, é de Itapetininga (SP) e estudará na University of Massachusetts, em Boston — Foto: Reprodução

Um estudante de Itapetininga, no interior de São Paulo, vai realizar o sonho de estudar fora do país após ser um dos 35 selecionados em um programa de estudos da que contempla alunos do ensino médio da rede SESI-SP.

De malas prontas, Otavio Antonio Barbosa Pereira, de 18 anos, embarca na segunda-feira (25) para realizar o sonho de estudar na University of Massachusetts, em Boston.

“Estudar fora sempre foi um sonho. Já no início do ensino médio, eu tinha o desejo de fazer um High School nos Estados Unidos e sempre me encantou a ideia de viver essa experiência acadêmica e cultural desde cedo. Naquele momento, não parecia algo possível para minha realidade”.

Preparativos para a viagem
“Como é minha primeira ida aos EUA, organizei tudo com bastante cuidado: passaporte e visto estudantil validados este ano… Estou revisando inglês, me preparando para as matérias de matemática”, afirma.

Além disso, o estudante também considerou outros pontos importantes, como os documentos I-20 e SEVIS (Sistema de Informação de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio), que reforça a entrada dele de maneira legal, assim como imunizações e documentos de saúde em dia.

“Em nenhum momento pensei em desistir ou adiar a viagem. Procurei me orientar sempre pelos canais oficiais e manter contato com a UMass Boston (Faculdade), e isso me deu segurança para seguir com tranquilidade”, reforça.

Otavio Antonio Barbosa Pereira, 18 anos, é de Itapetininga (SP) e estudará na University of Massachusetts, em Boston — Foto: Reprodução

Paixão por cálculos
O aluno foi bolsista na escola particular de Itapetininga nos últimos dois anos do ensino médio, onde conseguiu bolsa de iniciação científica no 3º ano.

“Acredito muito que a educação tem a força de construir pontes, por isso, mantive o foco em cumprir cada etapa.”
“Na escola sempre tive mais afinidade com as matérias que exigem raciocínio lógico e visão prática”, continua. As disciplinas que Otávio tem mais afinidade são Matemática e Física, o que reforça a escolha pelo curso que fará nos próximos quatro anos: Ciência da Computação (BS).

A oportunidade de Otávio por meio do programa de incentivo “Passaporte para o Futuro”, do SESI-SP. “O programa não só me deu uma rota clara, como também o suporte e as condições para transformar aquele desejo adolescente em uma oportunidade real de graduação internacional”, comenta.

Fonte: G1

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados

Perfil do Assistente