
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu na sexta-feira, 25, durante visita à cidade de São Manuel, a concessão dos pátios de veículos apreendidos no estado à iniciativa privada. O projeto, que envolve todo o território paulista, inclui Ourinhos no Lote 1 da concessão, ao lado de outras 159 cidades, como Bauru, Marília, Lins, Jaú e Botucatu.
Durante entrevista, Tarcísio afirmou que a concessão tornará o serviço mais eficiente, rápido e barato para o cidadão. “A gente quer que os pátios sejam regulados, que a polícia saiba para onde levar o veículo, que o serviço tenha padronização, pagamento via Pix e liberação imediata. É mais segurança e menos custo para o usuário”, disse.
O modelo prevê que empresas privadas passem a operar os serviços de remoção, guarda e leilão dos veículos apreendidos por infrações de trânsito. Atualmente, essa função é exercida de forma descentralizada, por convênios entre prefeituras e o Detran, contratos diretos com empresas ou operação própria do DER. Isso gera diferenças em procedimentos, taxas e condições dos pátios, dificultando a padronização.
A proposta, no entanto, tem gerado resistência. Na última quinta-feira (24), uma audiência pública realizada em Bauru contou com protestos de representantes do setor, que usaram faixas e nariz de palhaço para criticar o projeto. Eles temem desemprego e aumento no custo do serviço para os proprietários de veículos.
A concessão será dividida em sete lotes e prevê a criação de uma plataforma tecnológica para rastreamento, atendimento digital, metas de desempenho e práticas sustentáveis. A fiscalização ficará a cargo da Arsesp, com apoio do Detran, DER e de um verificador independente.
Em Ourinhos, a medida afetará diretamente o funcionamento dos pátios e trará mudanças para motoristas que tiverem veículos apreendidos.
Uma Consulta Pública online está aberta até 8 de agosto para receber sugestões da população e interessados. O projeto completo e os documentos estão disponíveis no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos pelo link:
www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br/projeto-qualificado/remocao-e-guarda-de-veiculos
O governador afirmou que entende a resistência, mas confirmou que o projeto será implantado. “A reação é normal de quem opera um sistema que, para eles, está funcionando. Mas nós vamos fazer”, finalizou Tarcísio.