Há quatro anos, Michael Santos, morador de Itaberá (SP), compartilha para 500 mil pessoas a sua profissão e os desafios diários com escavadeiras e tratores gigantes.
Um operador de máquinas encontrou nas redes sociais uma forma de compartilhar dicas, detalhes e fazer reflexões sobre a profissão. Há quatro anos, Michael Santos, de 35 anos, morador de Itaberá (SP) , compartilha para 500 mil seguidores o dia-a-dia de seu trabalho com escavadeiras e tratores gigantes. Ele conta que dessa forma, achou uma forma de ser útil para outras pessoas.
Em seu perfil, Michael mostra como funciona a operação e manutenção das máquinas e faz vídeos motivacionais com reflexão, além de usar o humor para cativar o público. As produções começaram com vídeos mostrando o maquinário em ação, que acabaram viralizando e levando o operador a aparecer em frente às câmeras. Atualmente, as publicações alcançam mais de 80 mil visualizações.
No ramo há quatro anos, Michael acredita que a produção de conteúdo foi um caminho indicado pela sua fé e preencheu um vazio que existia em sua vida. Dessa forma, ele também conseguiu ser útil para as outras pessoas.
O operador disse que, antes da exposição nas redes sociais, sentia muita vergonha e insegurança, até de mandar áudio para a própria esposa. Essa timidez, segundo ele, vem desde a adolescência. Atualmente, ele observa que conseguiu melhorar isso e hoje se identifica e comunica melhor com o público, criando autoconfiança.
“O pessoal curte bastante! Muita gente comenta que aprende assistindo, que nunca tinha visto essas máquinas de perto. Tem um grande número de operadores que sempre comenta que aprende com os vídeos, e tem também aqueles que sonham começar um dia e aproveitam o conteúdo para ir aprendendo”, contou Michael.
A trajetória de Michael com a operação de máquinas pesadas começou há dez anos, quando passou em um concurso público no município. Na época, não era exigida a prova prática, e foi só depois de um tempo que ele começou a operá-las, aprendendo na prática a profissão. “Posso dizer que essa profissão era o meu sonho de criança, quando via a máquina cortando uma estrada já sonhava com isso”, relembrou.
‘Negócio da China’
O influenciador vai embarcar pela segunda vez para a China na terça-feira (19) , atendendo a convites de marcas do setor para participar dos eventos de máquinas pesadas, onde ele apresenta as novidades para o público. Ele irá representar o Brasil graças aos patrocínios que chegaram pelas redes sociais.
Michael relembra que, na primeira vez em que foi convidado, recebeu algumas críticas dos moradores de Itaberá, os quais diziam que a oportunidade foi uma “questão de sorte”. Em 2023, o influenciador também recebeu convite para ir a Las Vegas, nos Estados Unidos, em uma feira de máquinas pesadas, mas não conseguiu tirar o visto e emitir o passaporte a tempo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/A/F/nLdgTYR8ewOoitcsxBcw/micahel1.jpg)
Michael é operador de máquinas pesadas há dez anos em Itaberá (SP) — Foto: Arquivo pessoal/Michael Santos

Michael usa as redes sociais para criar conteúdo sobre operação de máquinas pesadas em Itaberá (SP) — Foto: Arquivo pessoal/Michael Santos
*Colaborou sob a supervisão de Eric Mantuan