
No dia 3 de março um eclipse lunar total histórico pode ser visto em várias partes do mundo. O fenômeno, conhecido por Lua de Sangue, terá mais de uma hora de fase total, quando o satélite fica completamente coberto na sombra da Terra.
O evento acontece quando há alinhamento entre Sol, Terra e Lua, permitindo que a sombra do planeta seja projetada sobre a superfície lunar. O eclipse deve começar às 5h44 da madrugada e se estender até as 11h23 da manhã.
Aqui no Brasil a visibilidade é limitada, mas dependendo dass nuvens e da região onde você mora, poderá conferir o eclipse de forma parcial.
O que é o eclipse lunar total
O eclipse lunar total acontece quando a Terra se alinha perfeitamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar direta e projetando uma sombra sobre o satélite natural.
Durante esse fenômeno, a Lua não desaparece completamente, mas adquire uma coloração avermelhada devido à dispersão da luz na atmosfera terrestre – daí o nome “Lua de Sangue”.
Além do eclipse lunar total, existem outros tipos de eclipses lunares. Eclipse lunar parcial e Eclipse lunar penumbral.
Como será a observação no Brasil
Moradores do oeste da Amazônia podem conseguir ver uma parte mais significativa da fase parcial, caso o céu esteja limpo.
Segundo o astrônomo Roberto Costa, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, ao nd+, quanto mais a oeste do território brasileiro, maiores as chances de observar alguma etapa do fenômeno, especialmente na região amazônica.
Ele explica que a coloração avermelhada só pode ser vista durante a totalidade, etapa que não será visível no país.
Partes do Sul e do Sudeste praticamente não terão visibilidade. Na costa do Nordeste e em áreas do Sudeste, o eclipse não será observado nem como parcial.
Horários do eclipse de 3 de março (referência internacional)
- 05h44: início do eclipse penumbral
- 06h50: começo do eclipse parcial
- 08h04: início da totalidade
- 08h33: máximo do eclipse
- 09h03: fim da totalidade
- 10h17: término do eclipse parcial
- 11h23: fim do eclipse penumbral
Os horários podem variar conforme o fuso local e a posição do observador.
Outro eclipse previsto para 2026
Um novo eclipse lunar está previsto para 12 de agosto. Segundo especialistas, o fenômeno também não será visível no Brasil e poderá ser observado apenas em áreas do hemisfério norte, como Canadá, Groenlândia, Atlântico Norte e Europa Ocidental.

Fonte: Só Notícia Boa











