
A escola de samba Acadêmicos da Cartola anunciou nesta terça-feira (16) que não participará do desfile do Carnaval de 2026 em Bauru (SP).
A decisão foi divulgada em nota nas redes sociais, após o encerramento do prazo estabelecido pela prefeitura para regularização de pendências exigidas no edital do carnaval de rua, previsto para ocorrer na avenida Jorge Zaiden.
Segundo o comunicado, um imbróglio judicial com a Prefeitura de Bauru, que se arrasta desde 1994, bloqueia a expedição de uma certidão necessária para a habilitação. Sem o documento, a Cartola não poderia participar oficialmente do desfile.
A escola afirmou ainda que “fez todos os esforços para se regularizar junto ao poder público, mas obstáculos fora de seu controle impedem a participação”.
A diretoria ressaltou que a decisão não representa um afastamento definitivo e afirmou que lutará para estar no carnaval de 2027.
A ausência da Cartola chama atenção pela importância histórica da agremiação no carnaval bauruense. Dona de 15 títulos, a escola é a maior campeã da cidade e conquistou seu último troféu em 2024, ao somar 178,4 pontos na apuração.
Quem vai desfilar?
A lista publicada no Diário Oficial do Município aprovou imediatamente apenas duas agremiações: Estação Primeiro de Agosto e Mocidade Unida da Vila Falcão. Outras sete foram inabilitadas por problemas como certidões negativas, atas de posse da diretoria ou comprovantes de endereço.
Até a última atualização desta reportagem, a prefeitura não havia divulgado novas informações no Diário Oficial sobre a situação das escolas inicialmente inabilitadas ou eventuais mudanças no quadro de habilitação.
Fonte Original: G1 Bauru e Marília










