Após repercussão, Valdemar Meneguel, morador de Fartura (SP), fala sobre mudança de vida; ele deve receber implantes dentários nos próximos dias.

À esquerda, Valdemar antes da transformação; à direita, o resultado que renovou sua autoestima — Foto: Késia Nochelli/Divulgação/G1
‘Nasci de novo’, diz Valdemar Meneguel, de 47 anos, que ganhou uma transformação completa com tratamento dentário avaliado em R$ 15 mil, em Fartura (SP). O caso, que viralizou nas redes sociais com mais de 1 milhão de visualizações, agora terá continuidade: o morador deve receber implantes dentários em breve.
Uma semana após a transformação, Valdemar falou sobre como a ação mudou sua vida:
“Eu tinha os dentes muito feios, estragados, só pensava em arrancá-los. Nunca tive condições financeiras para cuidar. Quando olho no espelho hoje, vejo renovo. Estou vivendo um sonho. Sei que foi Deus que tocou no coração dessas pessoas para me ajudar. Nasci de novo.”
Valdemar é casado, tem dois filhos adultos e mora em Fartura. Sem aposentadoria e sem emprego fixo, ele sobrevive de pequenos bicos, enquanto a esposa trabalha como costureira. Segundo ele, problemas com alcoolismo e tabagismo o afastaram do autocuidado.
“Eu estava me perdendo cada vez mais. Algumas pessoas até achavam que eu era mendigo, pela forma como eu estava. Hoje sinto que recebi uma luz na minha vida”, disse.
A transformação foi organizada pela cirurgiã-dentista Késia Nochelli e reuniu outros profissionais de estética e beleza. Cabelos, barba e sobrancelhas também foram cuidados.
“Não foi a primeira ação solidária que fizemos. Gostamos de ajudar e fazer a diferença. Sentimos no coração ajudar seu Valdemar. Minha missão é essa: sentir e fazer. A única coisa que houve aqui foi alegria”, afirmou a dentista.
Segundo Bruno Moreno, também dentista e marido de Késia, Valdemar passará agora por uma reabilitação oral com implantes dentários. “Ele já fez os exames de imagem e deve colocar de cinco a seis implantes na próxima semana”, explicou.
Moradores da cidade também acompanharam a repercussão. Para Carla Brisolla, de 23 anos, a mudança inspira toda a comunidade:
“Valdemar é conhecido por andar pelas ruas e falar palavras de bênção para as pessoas. A gente se sente realizado vendo a transformação dele. Hoje ele é um novo homem.”
Para os profissionais envolvidos, o impacto da ação vai muito além da internet. “Todos da equipe aceitaram a missão na hora. Foi emocionante para todos nós e gratificante ver a mudança não só na aparência, mas na autoestima dele”, afirmou um dos integrantes da força-tarefa.
Valdemar concluiu: “Eu entrei doente e saí sarado. Não merecia tudo isso, mas agradeço a Deus e a todos que me ajudaram. Hoje quero muito trabalhar para ajudar minha esposa. Me sinto renovado.”
Fonte: G1 – Itapetininga e Região