Nota da Ourinhos Saneamento sobre as lagoas de tratamento de esgoto e remoção das macrófitas

(01/07/2025)

A Ourinhos Saneamento informa que está trabalhando em duas frentes para a remoção das macrófitas (plantas aquáticas flutuantes, conhecidas como aguapés) das lagoas de tratamento de esgoto dos rios Paranapanema e Pardo. Os trabalhos foram iniciados por equipe própria, em medida de emergência, e, em paralelo, foi contratada uma empresa especializada que vai remover todas as macrófitas das duas estações de tratamento de esgoto até o final deste mês.

É importante ressaltar que desde que assumiu as operações, em novembro último, a Ourinhos Saneamento mantém a aplicação do biocida da mesma forma que era feita pela antiga Superintendência de Água e Esgoto (SAE). Também contactou a Vigilância Epidemiológica do município que fez a coleta de larvas no local e constatou que não se trata do mosquito transmissor da dengue.

Mesmo ciente da contribuição dos aguapés para o tratamento do esgoto – e a com autorização da CETESB para manter até 30% das macrófitas – a Ourinhos Saneamento optou por removê-las totalmente das duas lagoas. As ações executadas seguem alinhamento com a Vigilância Epidemiológica e orientações da Cetesb, ao mesmo tempo em que é mantida a aplicação de biocida nas duas lagoas. Também está sendo estudada a aplicação de um novo produto, com maior eficiência, inclusive com a aplicação por drone.

Reiteramos que essas ações são paliativas, uma vez que a utilização de lagoas para tratamento de esgoto é um método já ultrapassado que a Ourinhos Saneamento vai resolver de forma definitiva com a construção de uma nova e moderna Estação de Tratamento de Esgoto, cujos projetos já estão em estudo e andamento.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Perfil do Assistente