Bomba antifraude conta com um sistema moderno de criptografia que impede adulterações e manipulações eletrônicas nos postos de combustíveis. Na região de Bauru (SP), 33 postos já contam com a tecnologia.
Apesar do ato de abastecer o carro ser um hábito rotineiro na vida de milhões de brasileiros que dirigem, não é comum que os motoristas prestem atenção ao visor da bomba ou realizem a conta para conferir se o preço cobrado realmente corresponde à quantidade de combustível que entra no tanque.
Criada com o intuito de proteger o consumidor, a bomba antifraude conta com um sistema moderno de criptografia que impede adulterações e manipulações eletrônicas nos postos de combustíveis.
Essa nova tecnologia, que será implementada até 2029 em todo o país, já chegou no interior de SP e, na região de Bauru, 33 postos já adotaram a tecnologia, entre eles um em Pederneiras (SP), totalizando 71 bombas em funcionamento (confira no final da reportagem como verificar).

Postos da região de Bauru começam a receber bombas de combustível antifraude — Foto: TV TEM/reprodução
Segundo o delegado regional do Ipem-SP de Bauru, Gustavo Pinheiro Sanchez, o novo modelo possui assinatura digital criptografada que valida e revalida os dados de abastecimento, garantindo que o volume informado na tela seja exatamente o que é entregue ao consumidor.
“Essas bombas vêm com uma assinatura digital que impede qualquer alteração nos dados, seja por microchips instalados na placa ou outros mecanismos. Assim, o consumidor paga de fato pelo combustível que recebeu”, explicou o delegado.
O golpe, conhecido como “bomba baixa”, fazia com que o motorista pagasse por um volume de combustível maior do que o realmente abastecido.
“É como se o sistema da bomba pegasse informações da parte da placa eletrônica dela, informações do pulser que registra a medição do volume, confrontasse os dois e, estando os dois validados, a bomba mostra a mensagem de que o abastecimento está correto”, relata em entrevista à TV TEM.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/M/ewhekvQ0AW1TuiNGoInQ/bau-bomba-antifraude-091025.transfer-frame-2273.jpeg)
Postos da região de Bauru começam a receber bombas de combustível antifraude — Foto: TV TEM/reprodução
Esse avanço tecnológico chega no contexto de combate a fraudes bilionárias no setor. No dia 28 de agosto, uma força-tarefa envolvendo o Ministério Público de São Paulo, Ministério Público Federal e as polícias Federal, Civil e Militar desarticulou um esquema de adulteração de bombas em oito estados brasileiros, considerada a maior operação da história do Brasil contra o crime organizado.
Além disso, é possível verificar as bombas certificadas pelo sistema antifraude conforme o novo Regulamento Técnico Metrológico nos postos de todas as cidades do estado de SP por meio do site de consulta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/m/b/E6OPt5TSmWTCQ8q9hWRA/captura-de-tela-2025-10-28-174443.png)
Nova bomba anti fraude chega a postos de gasolina de Bauru (SP) — Foto: Ipem-SP/reprodução












