Conforme a Defesa Civil, o animal é visto com frequência na região e não apresenta perigo, sem registro de ataques contra humanos e animais de estimação, até o momento.
Uma onça-parda foi registrada por moradores em um vídeo gravado próximo a um condomínio de chácaras, na noite de segunda-feira (14), em Boituva (SP). Assista acima.

Nas imagens, a onça-parda aparece assustada, correndo na via, e atravessa a pista enquanto procura algum lugar para se esconder, próximo à área de mata. Os moradores que estavam no carro registram o momento. Logo em seguida, o animal consegue se esconder.
Segundo a Defesa Civil, os moradores avisaram a equipe sobre ter visto a onça-parda na noite desta segunda-feira (14), em uma área rural de Boituva e que o animal é visto com frequência na região.
Mesmo se tratando de uma espécie felina e silvestre, conforme a Defesa Civil, até o momento, não houve registro da onça-parda ter atacado os moradores ou animais de estimação, apenas algumas galinhas.
As recomendações da Defesa Civil, ao avistar o animal no quintal ou próximo de moradores, é de manter a calma e não tentar atacar ou capturar o animal, para não colocar a pessoa ou o animal em situação de perigo.
Além disso, é importante acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente, para ser feito o resgate da onça-parda de maneira segura.
Em nota, a Prefeitura de Boituva informou que, oficialmente, não houve nenhum registro nos canais de denúncia da Secretaria de meio ambiente, Parques e Bem-Estar Animal e, ainda, reforçou orientações em caso de moradores avistarem animais silvestres.
Por se tratar de uma espécie nativa, a onça-parda é protegida por lei, conforme a prefeitura e, ao identificar o animal, é importante se afastar lentamente e evitar animais domésticos soltos próximos a áreas de mata.
Já em regiões rurais ou chácaras, a recomendação é de proteger criações, recolher restos de alimento e manter o ambiente limpo, sem atrativos para a fauna. A prefeitura reforçou que os casos podem ser comunicados a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Bem-Estar Anima pelo telefone (15) 3263-1140 (WhatsApp).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/X/EpuoWZS16o7kUwuADiHQ/1200-x-800-px-63-.png)
Onça-parda é flagrada por moradores próximo a condomínio de chácaras em Boituva (SP) — Foto: Reprodução/Jornal Cidade de Boituva
🐆 Filhote de onça na região
Na área rural de Porto Feliz (SP), um filhote de onça-parda com 60 dias de vida foi encontrado em cima de uma árvore na manhã de sexta-feira (11). Equipes do Corpo de Bombeiros se mobilizaram para resgatar o animal.
A onça-parda foi encaminhada para o zoológico municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), onde recebeu os primeiros atendimentos. Depois, foi levada para a ONG Mata Ciliar, responsável por devolver o animal ao habitat natural.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/t/Y/D7bm6tTBipL3yrCxLRuQ/creditos-espn-22-.png)
Filhote de onça-parda estava em uma árvore em uma área rural de Porto Feliz — Foto: Zoonose da Prefeitura de Porto Feliz/Divulgação
😸 Curiosidades sobre o animal
A onça-parda é o segundo maior felino do Brasil, presente em todos os biomas do território nacional. A presença é registrada em florestas, savanas e, eventualmente, em áreas modificadas como plantações e pastagens. É uma espécie protegida por lei e ameaçada de extinção.
Diante da presença ocasional desses animais em zonas rurais e de uso humano, a orientação é adotar medidas de segurança e evitar qualquer tipo de contato ou contenção por conta própria. E chamar sempre os profissionais de segurança.