
A cidade de Ourinhos dá mais um passo importante na área da saúde pública. Entre os dias 24 e 26 de setembro, o município sediará uma capacitação inédita para enfermeiros e agentes comunitários de saúde, ministrada pela médica oftalmologista Dra. Norma Medina, do Centro de Vigilância Epidemiológica, e por Gisele Gutierres, diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Assis.
O treinamento faz parte do Plano de Eliminação do Tracoma como Causa de Cegueira no Estado de São Paulo, estratégia que busca erradicar a doença — considerada a principal causa de cegueira infecciosa no mundo — por meio de ações de diagnóstico precoce, tratamento, educação em saúde e melhoria das condições de higiene nas comunidades.
Em Ourinhos, a iniciativa abrirá caminho para o Inquérito de Tracoma, uma pesquisa epidemiológica que será realizada através de visitas domiciliares para detectar a presença da infecção ocular em crianças de 1 a 10 anos. O exame é simples, rápido, indolor e feito por profissionais capacitados.
O objetivo é encontrar precocemente os casos ativos, oferecer o tratamento imediato com Azitromicina e investigar os contatos familiares, quebrando o ciclo de transmissão e prevenindo complicações como cicatrizes na córnea e perda definitiva da visão. Além de mapear a prevalência da doença no município, a ação fornece dados confiáveis para subsidiar políticas públicas e consolidar a meta estadual — hoje em fase final de validação — de eliminar o tracoma como problema de saúde pública.
A população também será orientada sobre os sintomas e cuidados preventivos, como a higiene facial das crianças, destino correto do lixo e acesso à água limpa, medidas que reduzem o risco de contaminação. Durante as visitas domiciliares, os profissionais de saúde estarão identificados e preparados para esclarecer dúvidas dos responsáveis.