Ourinhos integra as novas “Rotas da Cachaça” de SP; saiba como funciona o roteiro turístico

Conheça as Rotas da Cachaça de SP, que reúnem alambiques históricos, bebidas premiadas e turismo rural — Foto: Paulo Li/Expressão Studio

O Governo de São Paulo lançou oficialmente as Rotas da Cachaça, um projeto que reúne 10 trajetos turísticos e 65 produtores em todo o interior paulista. O objetivo é fortalecer o patrimônio cultural e estimular o turismo rural, conectando alambiques históricos, gastronomia e experiências ligadas ao destilado mais famoso do Brasil.

O estado de São Paulo é hoje o maior exportador de cachaça do país, sendo responsável por 46% de todo o volume enviado ao exterior (cerca de 6,6 milhões de litros).

Ourinhos na Rota da Alta Paulista

Nossa região ganhou destaque no mapeamento através da Rota Alta Paulista. Este trajeto engloba as cidades de:

  • Ourinhos
  • Tupã
  • Platina
  • Dracena

As cachaças produzidas nesta rota são conhecidas por possuírem um perfil mais intenso, uma característica influenciada pelo clima quente da região, que favorece a maturação acelerada da cana-de-açúcar.

O que as rotas oferecem?

O projeto, lançado no final de 2025, foi organizado geograficamente para facilitar o deslocamento dos visitantes. Cada parada oferece uma vivência diferente, que pode incluir:

  • Visitação a alambiques: Conhecer o processo de fermentação e destilação (cabeça, coração e cauda).
  • Degustações guiadas: Experiências de envelhecimento em madeiras brasileiras.
  • Gastronomia Regional: Pratos que harmonizam com a bebida.
  • História: A cachaça possui quase 500 anos de história no Brasil e o interior paulista concentra alguns dos alambiques mais antigos e tecnologicamente avançados do setor.

Polo de exportação e inovação

Segundo o vice-governador Felício Ramuth, a cachaça é o maior símbolo da cultura brasileira no exterior. “Os alambiques paulistas têm legado e qualidade, posicionando o estado como o principal player do mercado internacional”, afirmou durante o lançamento.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados