Ourinhos Saneamento mantém suas Estações de Tratamento de água e reservatórios em operação máxima

Altas temperaturas e festas de final de ano aumentam o consumo. Estações de tratamento funcionam sem parar e com capacidade máxima

Com as altas temperaturas dos últimos dias e as festas de fim de ano, Ourinhos registra aumento expressivo no consumo de água. Para garantir o abastecimento, a Ourinhos Saneamento mantém suas ETAs (Estações de Tratamento) e reservatórios em operação máxima. 

“As duas ETAs estão funcionando sem parar e em plena capacidade. Mas, com o calor intenso e o aumento de visitantes neste fim de ano, o consumo de água cresce de forma significativa. Por isso, algumas regiões podem enfrentar baixa pressão, já que os reservatórios perdem nível durante o dia e só conseguem se recuperar por completo na madrugada, quando a demanda diminui”, explicou Rodrigo Medeiros, gerente geral da concessionária. 


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1

A concessionária tem investido em tecnologia para modernizar o sistema de abastecimento, com setorização, automatização e telemetria. “Nossas equipes atuam 24 horas por dia para conter vazamentos e reduzir perdas, essas que em novembro de 2024 era de 61% e 12 meses depois estamos com 52%.  Para atingir essa pequena redução foram reparados 187 vazamentos ocultos, 2.317 vazamentos aparentes (de rua e de calçada) e mais de 4.500 vazamentos em cavaletes ao longo deste ano. Mesmo com todo esse trabalho sabemos que ainda temos muito o que fazer para alcançar um percentual de perdas aceitável, na casa de 25% e garantir a regularidade no abastecimento em todo o município. Mas até que as melhorias estejam totalmente implantadas, pedimos o apoio da população para evitar desperdícios e garantir água de forma regular para todos”, ressaltou Medeiros.

O gerente geral da concessionária esclareceu ainda que não há racionamento na cidade. “O termo racionamento é diferente de uso consciente. Aqui não há falta de água. Temos água suficiente para abastecer toda a nossa população. As ETAs operam com monitoramento em tempo real e controle automatizado, permitindo ajustes rápidos pelas equipes. O desafio está no consumo elevado durante o dia, que reduz os níveis dos reservatórios. A recomposição ocorre sempre na madrugada, quando a demanda é menor”, frisou. 

As duas ETAs estão operando em sua capacidade máxima, mas as altas temperaturas e festas de final de ano aumentam o consumo

Divulgação de manutenções em tempo real

A Ourinhos Saneamento divulga todas as manutenções (emergenciais ou programadas) em tempo real, por meio de suas redes sociais, site institucional e imprensa local, assegurando informação e transparência à toda população.

“Situações específicas e pontuais precisam e devem ser registradas junto a empresa para que tenhamos a Ordem de Serviço aberta para verificar e resolver o problema. Os relatos podem ser feitos pessoalmente em nossa loja, na Av. Altino Arantes, 890- centro, ou pelos canais digitais, que atendem 24 horas sem interrupção, mesmo aos finais de semana e feriados, pelo WhatsApp (11) 95020-6424 e SAC 0800-687-4646”, informou Rodrigo Medeiros.

A Ourinhos Saneamento reforça ainda que os imóveis que possuem caixa d’água não sentem esses efeitos. A empresa pede que os moradores utilizem a água de seus reservatórios sem desperdícios. A caixa d’água deve ter capacidade equivalente ao consumo de pelo menos 24 horas, de acordo com as normas técnicas vigentes.

Serviço: A loja de atendimento ao público, que fica na Av. Altino Arantes, 890, centro, estará fechada nos dias 31/12/2025, 01e 02/01/2026, retomando seu atendimento presencial no dia 05/01/2026, mas nestes períodos, seus canais de atendimento digital, WhatsApp (11) 95020-6424 e SAC 0800-687-4646, continuam operando continuamente, 24 horas por dia.

Nível de um reservatório pela manhã, quando ainda está cheio, pois foi recuperado na madrugada e durante o dia, quando cai devido ao consumo elevado
Nível de um reservatório pela manhã, quando ainda está cheio, pois foi recuperado na madrugada e durante o dia, quando cai devido ao consumo elevado


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados