Pacientes encontram unidade da Santa Casa de Arealva fechada em Bauru e relatam falta de aviso sobre cancelamento

As pessoas que tinham consultas oftalmológicas agendadas encontraram a Santa Casa de Arealva fechada na manhã desta quarta-feira (7), em Bauru (SP).

Segundo apurado pela TV TEM, os pacientes afirmam que não foram avisados previamente sobre o encerramento dos atendimentos e, no local, não encontraram avisos ou orientações sobre os cancelamentos.

Em nota à TV TEM, a instituição afirmou que o encerramento dos serviços já estava programado e foi formalmente comunicado ao DRS por meio de ofício encaminhado em 4 de novembro.


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1

“Faz uns três meses que eu vim na consulta, era retorno hoje. Ninguém avisou que iria fechar ou parar”, relata Miguel Amaro de Campo.


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1

Além disso, muitos pacientes são de cidades vizinhas e precisam viajar para serem atendidos, como relatou Maria Helena Vieira em entrevista à TV TEM.


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1
Pacientes encontram unidade da Santa Casa de Arealva fechada em Bauru e relatam falta de aviso sobre consultas — Foto: TV TEM/reprodução

Pacientes encontram unidade da Santa Casa de Arealva fechada em Bauru e relatam falta de aviso sobre consultas — Foto: TV TEM/reprodução


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1

“Eu sou de Promissão (SP). A gente sai tão cedo de casa, antes das duas horas da manhã. É difícil chegar aqui e não ter atendimento, ninguém avisou nada.”

As duas unidades da Santa Casa de Arealva de Bauru são responsáveis pelo atendimento oftalmológico de pacientes de 18 municípios da região.

Segundo a instituição, a última consulta foi realizada no dia 18 de dezembro. Ainda conforme a Santa Casa de Arealva, os atendimentos eram regulados pelo sistema Cross e monitorados pela Diretoria de saúde de Bauru, cabendo a esses órgãos a responsabilidade de informar os pacientes sobre a descontinuidade do serviço.

Em nota, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru informou que, assim que foi comunicado pela Santa Casa sobre a interrupção dos serviços de oftalmologia, passou a acompanhar, junto às secretarias municipais de Saúde da região e de Bauru, as articulações para a transferência dos atendimentos ao Hospital de Agudos, sem prejuízo aos pacientes.

Segundo o DRS, as secretarias municipais são responsáveis por entrar em contato com os pacientes e providenciar o transporte até as consultas, e até o momento 85 atendimentos já foram agendados.

O que diz a Prefeitura de Bauru

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Saúde, informou em nota que o serviço oftalmológico conhecido como CEO Arealva não era gerido pelo município, tendo sido contratado pela Prefeitura de Arealva no âmbito da pactuação regional com a Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo a pasta, o encerramento das atividades em Bauru ocorreu em razão da transferência do serviço para outro município e já havia sido discutido em reuniões regionais. A secretaria afirmou ainda que a responsabilidade pela comunicação com os pacientes e pelo redirecionamento das consultas é do gestor do serviço e da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do DRS.

“Assim que houver a definição oficial do novo local de atendimento e o repasse das agendas, o município de Bauru dará o suporte necessário aos pacientes, inclusive quanto ao transporte, conforme orientações da Secretaria de Estado da Saúde”, finaliza a nota.

 


Fonte Original: G1 Bauru e Marília

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados