Personalização de itens para pets impulsiona negócios e vira tendência no mercado

Os itens personalizados têm feito cada vez mais sucesso no mercado pet. Roupinhas, coleiras e plaquinhas de identificação garantem estilo e segurança para os animais, além de atender aos desejos dos tutores.

Em São José do Rio Preto (SP), a iniciativa tem impulsionado o mercado e transformado o setor em grandes empreendimentos.

HHá 15 anos, a costureira Maria Augusta de Souza Oliveira começou a confeccionar roupas para a própria cachorrinha. O que era apenas um passatempo virou negócio e, hoje, ela cria modelos personalizados para todas as épocas do ano, inclusive para o Natal. As peças são divulgadas nas redes sociais e já chegaram a clientes fora do país.

“Em casa começamos a fazer para nossa cachorrinha. Aí os amigos começaram a ver os passeios e pediram também: ‘faz uma roupinha para mim’. Às vezes era uma coleirinha com um babadinho só. Então eu comecei a produzir. Quando percebi, já estava empreendendo, vendendo para fora e recebendo encomendas até do exterior”, descreve.

O mercado pet não para de crescer, e a personalização virou tendência. Cada vez mais, tutores buscam produtos que unam estilo, proteção e identidade. A engenheira civil Poliana Nunes é cliente de Maria Augusta e gosta de vestir a cachorrinha Chanel com peças exclusivas.

“Ela está com um closet bem recheado. Tudo sob medida, tecidos pensados para garantir conforto, qualidade e para que fiquem lindos desse jeito que você está vendo”, afirma Poliana.

A fotógrafa Vanessa Frigério também aposta em peças personalizadas. Além de comprar roupas para a sua cachorrinha, ela utiliza os acessórios nos ensaios fotográficos que realiza em estúdio.

“Tem bastante procura, principalmente agora no fim do ano, que é mais temático, de Natal. Então fazemos muitos ensaios legais. Eu me especializei na área de retratos também, então é muito bacana. Já incluímos os acessórios nas sessões e fica demais. É muito legal”, conta Vanessa.

Demanda crescente

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil possui mais de 167 milhões de animais de estimação. Em 2024, o setor movimentou mais de R$ 75 bilhões. A demanda por produtos e serviços cresce a cada ano, e quem aposta em criatividade e personalização encontra um mercado em plena expansão.

Em Rio Preto, uma empresa produz coleiras, plaquinhas e itens sob medida para os animais. Tudo pode ser personalizado, das cores à gravação do nome dos pets. Segundo os proprietários, o negócio tem crescido impulsionado pela busca por segurança e inovação.

“Por dia, recebemos cerca de 120 pedidos, e cada um varia no número de itens. Este ano lançamos uma linha refletiva para pets que costumam sair à noite. Na incidência de luz, a coleira e a guia brilham no escuro, permitindo enxergar o animal a uma distância bem grande”, destaca a empresária Ana Luiza Cecato Ataíde.

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM


Fonte Original: G1 Bauru e Marília

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados