Post de Felca divide direita e tem dobro do alcance do Pix, diz consultoria

Monitoramento da Palver em 100 mil grupos de mensagens mostra divergência entre conservadores sobre “adultização” de crianças e risco de censura nas redes

Monitoramento da consultoria Palver em grupos de mensagem mostra que um recente post do influenciador Felca sobre “adultização” e exploração de crianças e adolescentes nas redes sociais teve maior repercussão na direita e provocou uma divisão no grupo, além de ter um alcance quase duas vezes maior que o vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre risco de tributação do Pix, feito no começo do ano.

De acordo com o estudo da Palver, que monitora 100 mil grupos públicos de WhatsApp e Telegram, os usuários identificados com o espectro político-ideológico da direita tiveram mais que o triplo de engajamento com a denúncia de Felca do que os da esquerda.

Em termos proporcionais, 38,5% das mensagens circularam entre conservadores ante 10,8% de progressistas – 50,6% são apontados pela consultoria como neutros.

Além de extrapolar a divisão política, o conteúdo provocou uma divisão no campo conservador.

O fundador e CEO da Palver, Felipe Bailez, explica que o monitoramento identificou uma defesa de valores morais e combate à sexualização infantil, bandeira historicamente associada a esse grupo, mas também há significativo volume que vê a questão com desconfiança, ao apontarem o que chamam de risco de censura nas redes.

Na esquerda, houve compartilhamento do post por parte de políticos de alto engajamento nas redes e defesa do debate sobre a regulação das plataformas digitais – o Supremo Tribunal Federal tomou decisão recente sobre o Marco Civil da Internet, mas o governo Lula ainda aposta em seguir com o assunto no Congresso.

Google Trends

Outro levantamento, feito pela Nexus, mostra o quanto o assunto pautou as redes e extrapolou a disputa da polarização política.

Nos últimos sete dias, Felca foi o segundo assunto mais ranqueado no Google Trends, com alta superior a 1.000%, em um total de mais de meio milhão de pesquisas.

O pico, segundo o estudo, ocorreu na noite do dia 8, mas segue em alta nesta segunda-feira (11). No X, antigo Twitter, o auge também ocorreu na sexta-feira, com média de 2,2 posts por perfil monitorado e 167 mil usuários únicos.

FONTE: CNN BRASIL

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