Durante a 22ª Sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, o Presidente Cícero Investigador apresentou dois requerimentos importantes voltados à mobilidade urbana da cidade.

As propostas visam melhorar o fluxo de veículos em trechos que já apresentam gargalos e que, segundo o parlamentar, precisam ser reestruturados para atender o crescimento populacional e o aumento da frota.
No Requerimento nº 1014/2025, o vereador solicita às Secretarias de Desenvolvimento Urbano, Mobilidade e Licenciamento e de Infraestrutura e Obras, que realizem estudos para o alargamento da Rua Vitório Christoni, no trecho compreendido entre a antiga COIMBRA (após a linha férrea) até a rotatória da Rua Henrique Pontara.
“Estive no local e pude verificar que, passando a linha, chegamos diretamente à rotatória da Henrique Pontara. Já em 2021 fiz um requerimento pedindo esse estudo. Ourinhos foi projetada para carroças, carros pequenos. Muitas ruas ainda são estreitas e mal preparadas. O momento é agora para pensarmos no futuro da cidade”, afirmou Cícero.
Já no Requerimento nº 1013/2025, Cícero solicita que seja analisada a possibilidade de construir uma rotatória na Rua Vitório Christoni, ligando à Rua João Jorge Neder, nas proximidades dos condomínios Parque dos Ipês 1 e 2.
A proposta visa melhorar o acesso de entrada e saída dos moradores da região, que tem registrado aumento significativo no fluxo de veículos, após a construção de novos empreendimentos habitacionais.

“A abertura do novo trecho ajudou, mas a saída ficou muito estrangulada. Com o número de casas e veículos que circulam ali, é crucial que seja feita uma rotatória para garantir mais segurança e fluidez ao trânsito.”
O Presidente ainda destacou a importância de antecipar soluções viárias em regiões de grande fluxo, como o entorno do Shopping Ourinhos Plaza e do Max Atacadista.
“Faço aqui um desafio à administração: é preciso investimentos e planejamento para abrir espaço e realizar alargamento de ruas. Se não fizermos agora, vamos olhar para trás e ver que não fizemos bem feito. São mais de 90 mil veículos circulando por Ourinhos. Precisamos deixar um legado de mobilidade bem planejada para as futuras gerações”, completou.