
Durante a 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ourinhos, realizada ontem, 1º de setembro, o presidente Cícero Investigador, apresentou o Requerimento 1219/2025 solicitando informações à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Mobilidade e Licenciamento sobre a possibilidade de modificar a entrada de veículos pesados, carretas e bitrens, que atualmente acessam as ruas Ataliba Leonel, Joaquim de Azevedo e José Galvão, próximo à Santa Casa e a base da Ipiranga.
Em seu pronunciamento, o Presidente destacou que essas ruas não foram projetadas para suportar o tráfego intenso de veículos de grande porte, o que tem gerado sérios problemas de mobilidade, riscos de acidentes e danos estruturais.
“Essas vias não comportam esse tipo de transporte. Não é fácil para os motoristas realizarem essas manobras e eles acabam sendo obrigados a subir em calçadas ou invadir espaços privados, causando prejuízos aos moradores e empresários”, afirmou.
Cícero reforçou ainda que a situação tem causado insatisfação na população e não pode mais ser postergada, inclusive mostrou um vídeo de um caminhão invadindo e destruindo a calçada de uma clínica para conseguir trafegar.
“Ourinhos é um polo de transportes de combustíveis, mas precisamos garantir um trânsito seguro para todos. O setor de mobilidade urbana precisa rever urgentemente essa rota. Os motoristas devem acessar a cidade pela Rodovia Mello Peixoto e, na sequência, a rua Pedro Migliari. Não pode acontecer por ruas estreitas e residenciais, que não têm estrutura para suportar esse fluxo”, ressaltou.
O Presidente da Câmara lembrou que já levou essa demanda em diversas ocasiões, mas a situação permanece sem solução. “Não dá mais para aguardar estudos. Essa discussão precisa avançar e resultar em medidas práticas É uma questão de segurança e respeito com a população”, concluiu.