Presidente da Câmara se reúne com diretor e professores da Escola de Música para discutir desafios estruturais da cultura em Ourinhos

Na manhã da quinta-feira, 25, o presidente eleito da Câmara Municipal de Ourinhos para o biênio 2025/2026, vereador Cícero Investigador, participou de uma reunião com o diretor da Escola de Música de Ourinhos, Raul Oliveira, 20 professores da instituição e a assessora do secretário de Governo da Prefeitura, Gabriela Fernanda Batista Kamegawa.

O encontro teve como pauta central as dificuldades estruturais enfrentadas pelo setor cultural, em especial pela Escola de Música, e a necessidade urgente de melhorias para garantir a qualidade do ensino e o pleno desenvolvimento das atividades culturais no município.

Segundo o parlamentar, a situação atual impacta diretamente alunos e professores:

“Na área da cultura, em especial, temos enfrentado dificuldades estruturais que refletem automaticamente no processo de aprendizado. Seja na individualidade do aluno ou na relação entre professor e aluno, essa socialização acaba ficando prejudicada justamente pela falta de espaço adequado”, destacou Cícero Investigador.

Centro Cultural em reforma

Durante a reunião, foi discutida a situação do Centro Cultural, espaço considerado o mais adequado para abrigar as aulas da Escola de Música. A obra de reforma já está em andamento, porém ainda não foi concluída.

“O Centro Cultural é o local lógico e adaptável para que todos possam realizar as aulas com qualidade. Mas a reforma precisa ser concluída para que problemas básicos, que prejudicam o ensino, sejam definitivamente resolvidos”, afirmou o vereador.

Entre os pontos que ainda necessitam de melhorias estão:

• goteiras próximas a instrumentos como o piano;

• piso inadequado para modalidades como balé;

• falta de tratamento acústico;

• ausência de ar-condicionado e de outras condições essenciais para um ambiente de aprendizado de qualidade.

Impacto na capacidade de atendimento

As dificuldades estruturais têm reduzido tanto o potencial de aprendizado quanto a capacidade de atendimento da escola.

“Há uma redução no número de alunos que podem ser recebidos. Não há espaço suficiente, não há estrutura suficiente, essa é a realidade”, lamentou Cícero Investigador.

Apesar disso, o vereador reforçou que esforços estão sendo feitos para manter as atividades culturais no município até a conclusão da obra.

“A ideia que tenho conversado com o Raul e com os professores é justamente enfrentar essas dificuldades para que a cultura não pare. É garantir que as aulas de musicalização continuem e que a retomada do Centro Cultural aconteça a todo vapor”, concluiu.

Compromisso com a cultura e a educação

Cícero Investigador reiterou o compromisso de seu mandato com a busca de soluções para os problemas estruturais de Ourinhos, destacando a importância do suporte ao desenvolvimento cultural e educacional da cidade.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados

Perfil do Assistente