Procon-SP orienta usuários do CRAS de Pederneiras sobre direitos do consumidor


Também na cidade, integrantes do Clube da Terceira Idade Renascer vão receber palestra sobre consumo pela internet

Bauru, Julho de 2025 – O Núcleo Regional do Procon-SP em Bauru promoverá duas palestras na cidade de Pederneiras na mesma semana, nos dias 10 e 11 de Julho, com o objetivo de orientar sobre práticas de consumo mais seguras e conscientes.

No dia 10 de julho, às 9h, será realizada a palestra “Relações e Consumo na Era Digital” no Clube da Terceira Idade Renascer (Rua Padre Nicolau Scorachio, 261 – Vila Schiavon) exclusiva para os associados do clube. Já no dia seguinte, 11 de julho, também às 9h, ocorre a palestra “Armadilhas do Consumo”, voltada aos usuários do programa CRAS, nas próprias instalações da Rua Felisberto José Magnani, O-620.

Ambas atividades serão conduzidas por Marcelo Bruschi, especialista do Procon-SP em Bauru, e integram o calendário de ações educativas da Instituição. O objetivo é fornecer conhecimento e informação para que os participantes reconheçam práticas abusivas, evitem decisões impulsivas e adotem um comportamento de consumo mais crítico e consciente.

Relações e Consumo na Era Digital

A palestra, que foca no público idoso, tem como proposta discutir como as transformações trazidas pela era digital, marcada pelo uso da internet e de tecnologias cada vez mais presentes no cotidiano, afetam os hábitos de consumo, especialmente entre os mais velhos. Além disso, também aborda os principais riscos e armadilhas em compras online, serviços digitais, publicidade direcionada e exposição de dados pessoais.

Durante o encontro, serão apresentados exemplos práticos de estratégias adotadas pelas empresas para entender o comportamento dos consumidores e definir as publicidades que serão dirigidas a cada usuário, bem como orientações sobre segurança digital e direitos previstos na legislação brasileira.

Armadilhas do Consumo

Já no caso da atividade do dia seguinte, o objetivo é apresentar estratégias de marketing amplamente utilizadas no mercado que influenciam, muitas vezes de forma inconsciente, as decisões dos consumidores. Serão abordadas situações comuns em que o consumidor pode ser levado a adquirir produtos ou serviços que não refletem seus reais interesses ou necessidades.

A ideia é que, a partir desses conhecimentos, o participante consiga reconhecer os principais erros que ocorrem nesses momentos de decisão, tendo maiores condições de se apropriar de suas escolhas para exercer o consumo de forma consciente, evitando compras por impulso e armadilhas que comprometem o orçamento.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados

Perfil do Assistente