Também na cidade, integrantes do Clube da Terceira Idade Renascer vão receber palestra sobre consumo pela internet

Bauru, Julho de 2025 – O Núcleo Regional do Procon-SP em Bauru promoverá duas palestras na cidade de Pederneiras na mesma semana, nos dias 10 e 11 de Julho, com o objetivo de orientar sobre práticas de consumo mais seguras e conscientes.
No dia 10 de julho, às 9h, será realizada a palestra “Relações e Consumo na Era Digital” no Clube da Terceira Idade Renascer (Rua Padre Nicolau Scorachio, 261 – Vila Schiavon) exclusiva para os associados do clube. Já no dia seguinte, 11 de julho, também às 9h, ocorre a palestra “Armadilhas do Consumo”, voltada aos usuários do programa CRAS, nas próprias instalações da Rua Felisberto José Magnani, O-620.
Ambas atividades serão conduzidas por Marcelo Bruschi, especialista do Procon-SP em Bauru, e integram o calendário de ações educativas da Instituição. O objetivo é fornecer conhecimento e informação para que os participantes reconheçam práticas abusivas, evitem decisões impulsivas e adotem um comportamento de consumo mais crítico e consciente.
Relações e Consumo na Era Digital
A palestra, que foca no público idoso, tem como proposta discutir como as transformações trazidas pela era digital, marcada pelo uso da internet e de tecnologias cada vez mais presentes no cotidiano, afetam os hábitos de consumo, especialmente entre os mais velhos. Além disso, também aborda os principais riscos e armadilhas em compras online, serviços digitais, publicidade direcionada e exposição de dados pessoais.
Durante o encontro, serão apresentados exemplos práticos de estratégias adotadas pelas empresas para entender o comportamento dos consumidores e definir as publicidades que serão dirigidas a cada usuário, bem como orientações sobre segurança digital e direitos previstos na legislação brasileira.
Armadilhas do Consumo
Já no caso da atividade do dia seguinte, o objetivo é apresentar estratégias de marketing amplamente utilizadas no mercado que influenciam, muitas vezes de forma inconsciente, as decisões dos consumidores. Serão abordadas situações comuns em que o consumidor pode ser levado a adquirir produtos ou serviços que não refletem seus reais interesses ou necessidades.
A ideia é que, a partir desses conhecimentos, o participante consiga reconhecer os principais erros que ocorrem nesses momentos de decisão, tendo maiores condições de se apropriar de suas escolhas para exercer o consumo de forma consciente, evitando compras por impulso e armadilhas que comprometem o orçamento.