
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de saúde, apresentou em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (28) o plano de ação contra a dengue que já está em execução, visando reduzir a incidência de casos em 2026 no município. Até o momento, foram confirmados apenas dois casos de dengue na cidade. Em 2025, no mesmo período das quatro primeiras semanas do ano, foram 87 casos, uma diminuição de 97,7%.
O secretário Diego Singolani destacou a importância da capacitação realizada com os profissionais da atenção básica e urgência e emergência para manejo de casos, garantindo o atendimento rápido e correto dos casos, ajudando no diagnóstico correto e impedindo o agravamento da doença.
Nas ruas, os agentes de combate a endemias estão em ação com as visitas de rotina aos imóveis para conscientização e combate aos criadouros do mosquito. Além disso, foi dedicado um olhar especial aos casos das pessoas acumuladoras, com limpeza de imóveis.
Também já está em trâmite interno na Prefeitura a valorização dos profissionais ACS e ACE, com futuro envio para a Câmara Municipal do projeto de repasse do incentivo financeiro.
Leia também:
Outro destaque importante para a população é a disponibilização da vacinação gratuita no SUS contra a dengue para crianças e adolescentes com idade entre 10 a 14 anos. Além disso, a pasta aguarda o envio das doses da nova vacina do Instituto Butantan para os profissionais da atenção primária.
“O combate à dengue é um trabalho diário. Apesar do número menor de casos em janeiro, não podemos relaxar nesses meses iniciais do ano. Estamos fazendo o máximo possivel enquanto município e informando que o índice de densidade larvária está alta. Precisamos da colaboração da população na luta contra a dengue”, completou Diego.










