Cidade empreendedora
Nove Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo e Piraju participaram da capacitação

O Sebrae-SP realizou na terça-feira (29), no Escritório Regional de Ourinhos, a capacitação “Elaboração e Monitoramento de Projetos nas OSCs”, voltada exclusivamente às Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
O evento teve como objetivo apresentar um roteiro de elaboração de projetos com orientações e dicas, além de um plano de ação para apoiar sua execução.
A capacitação foi voltada para gestores, coordenadores e equipes de OSCs de Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo e de Piraju que atuam na inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo capacitações técnicas e de gestão, crédito, auxílio financeiro e outros benefícios para que possam gerar renda de forma digna e estável.
A ação faz parte do programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae-SP que visa promover o desenvolvimento local com base nas vocações e necessidades dos municípios.
Dezoito representantes de nove entidades participaram da oficina. São elas: Secretaria Municipal de Inclusão de Ourinhos; Associação Ourinhense de Bem Estar (AOBE); Associação Mirim de Ourinhos Serviço de Integração de Meninas (AMO SIM); Núcleo de Atendimento à Infância, Adolescência e Adultos de Ourinhos (Naia); Lar Santa Teresa Jornet, de Ourinhos; Associação de Assistência Ao Deficiente Físico (AADF), de Ourinhos; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo; Guarda Mirim Constantino Leman, de Piraju; e Casa Abrigo, de Piraju. “Esse tipo de formação é essencial para fortalecer a atuação das OSCs, oferecendo ferramentas práticas e estratégicas que ampliam sua capacidade de gerar impacto social.
A oficina nos proporcionou um roteiro detalhado para a construção de projetos eficazes, com orientações valiosas e dicas que ajudam a transformar boas ideias em ações concretas.
Além disso, o plano de ação apresentado funciona como um verdadeiro guia, apoiando a execução das iniciativas com mais segurança e clareza de propósito”, explicou Viviane Mariano Orlandi, analista de negócios do Sebrae-SP.
Outro ponto fundamental foi o diálogo sobre indicadores de monitoramento e avaliação. “Muitas vezes, as organizações enfrentam desafios ao mensurar seus resultados e comunicar o impacto gerado. Ter acesso a ferramentas que tornam esse processo mais acessível e prático é um avanço importante para a gestão transparente e eficiente das OSCs.
Tudo isso só foi possível graças ao empenho do Sebrae-SP em viabilizar essa capacitação. O Sebrae tem se mostrado um parceiro estratégico no fortalecimento da gestão pública e no apoio às organizações da sociedade civil, promovendo ações que impulsionam o desenvolvimento local, com foco na eficiência, inovação e impacto social”, ressaltou.