Iniciativa visa conscientizar e orientar para deixar serviços mais acessíveis e acolhedores para todos os públicos
A Secretaria de Inclusão de Ourinhos foi a primeira a receber uma consultoria de um programa piloto do SEBRAE-SP que tem como objetivo deixar os negócios, de uma maneira geral, mais acessíveis e acolhedores para todos os públicos.
Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo Demográfico de 2022, o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 7,3% da população com dois anos ou mais.
“Essa consultoria é para conscientizar e orientar empreendedores e colaboradores sobre as melhores práticas para atender pessoas com deficiência, seja no ambiente interno, com colegas de trabalho, seja no atendimento ao cliente final. A consultoria tem objetivo orientativo para a abertura de um mercado que, muitas vezes, o empresário deixa de lado”, explicou Roderic Ken Mioshi, consultor de negócios do Sebrae-SP.
A consultoria avaliou a questão de acessibilidade em diversos âmbitos, que vão desde a estrutura do prédio em que a Secretaria funciona, até o site e redes sociais da instituição. No final de maio, a secretária Patricia Regina Miranda Meneguim recebeu o relatório final do trabalho, que aponta quais são os pontos que precisam ser melhorados.
De acordo com Patrícia, o processo de consultoria proporcionou uma nova perspectiva sobre o planejamento e execução de políticas públicas, especialmente entre públicos em situação de vulnerabilidade. “O diagnóstico apresentado no relatório final nos trouxe informações valiosas, além de apontar caminhos possíveis e estratégias que já estamos considerando para a ampliação e qualificação dos nossos serviços”, afirmou.
“A partir desse relatório, nossos próximos passos incluem a análise interna das recomendações recebidas, o alinhamento com outras secretarias envolvidas e a elaboração de um plano de ação que permita implementar, de forma estruturada e eficaz, as melhorias indicadas. Estamos comprometidos em dar continuidade a esse trabalho e esperamos que essa seja apenas a primeira de muitas colaborações com o Sebrae”, ressaltou a secretária.