Secretaria de Saúde de Ourinhos investiga casos suspeitos de intoxicação por metanol

A Secretaria Municipal de saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, informa que quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol foram atendidos recentemente na Santa Casa de Ourinhos.

Os pacientes — um homem de 36 anos e três mulheres, com idades de 21, 28 e 33 anos — apresentaram sintomas leves, realizaram exames laboratoriais de rotina e foram liberados após avaliação médica, sem evolução para quadros graves. De acordo com o protocolo estadual, as amostras de sangue coletadas foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, referência para confirmação da presença de metanol no sangue.

A Vigilância Sanitária Municipal esteve no estabelecimento citado durante a investigação para a fiscalização e adoção de medidas previstas no protocolo estadual de segurança sanitária, porém encontrou o estabelecimento fechado.

Ainda segundo a investigação preliminar, três dos casos tiveram ingestão de bebida alcoólica fora do município de Ourinhos, em cidades do estado do Paraná, que já foram oficialmente comunicadas pela equipe de Vigilância Epidemiológica local.

As ações de fiscalização seguem orientações técnicas da Secretaria de Estado da Saúde, que determinam a inspeção de estabelecimentos varejistas e atacadistas de bebidas relacionados a casos suspeitos, com possível apoio da polícia Civil para apreensão de produtos e envio à Polícia Científica.

Nos locais onde há consumo de bebidas alcoólicas, como adegas, pode ser aplicada interdição cautelar total do estabelecimento, conforme prevê a Lei Estadual nº 10.083/1998. Já nos casos de distribuição ou revenda de bebidas, sem consumo no local, a interdição parcial se restringe às bebidas destiladas (como gim, vodka, whisky e cachaça), utilizando o princípio da precaução. Produtos como cerveja, refrigerantes, sucos e energéticos não são alvo das medidas, por não apresentarem risco relacionado à contaminação por metanol.

A Secretaria de Saúde reforça a importância de que a população somente consuma bebidas alcoólicas de procedência conhecida, evitando produtos de origem duvidosa, sem rótulo ou selo fiscal.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados

Perfil do Assistente