
O mês de setembro foi marcado por importantes reflexões e ações na Escola Estadual Nicola Martins Romeira em Ribeirão do Sul. Ao longo do período, a instituição desenvolveu atividades voltadas à inclusão, ao respeito à diversidade e à sustentabilidade, em sintonia com a campanha Setembro Verde e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
No dia 21 de setembro, data que simboliza tanto o Dia da Árvore quanto o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a escola destacou duas causas que se complementam: o cuidado com a vida e o meio ambiente, e a promoção da acessibilidade e da igualdade. De acordo com a direção, essas ações reforçam o compromisso em formar cidadãos conscientes, solidários e preparados para construir um mundo mais justo.

Durante todo o mês, foram desenvolvidas atividades com os diferentes segmentos da comunidade escolar. No Ensino Fundamental, alunos participaram de propostas pedagógicas e práticas voltadas ao respeito às diferenças e ao convívio harmonioso. Já na EJA – educação de Jovens e Adultos, os estudantes se envolveram em momentos de reflexão e diálogo sobre a importância da inclusão.
Os professores também tiveram papel essencial nas ações, participando de encontros de ATPC (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo), nos quais foram promovidos estudos e discussões para fortalecer um olhar inclusivo nas práticas educativas.

O ponto alto da programação foi o Dia do Verde, celebrado em 22 de setembro. Neste dia, toda a comunidade escolar se vestiu de verde, em um gesto simbólico que representou esperança, igualdade e inclusão.
As atividades foram inspiradas especialmente nos ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 15 (Vida Terrestre), reafirmando a missão da Escola de promover conhecimento aliado à responsabilidade social e ambiental.
Segundo a Equipe Gestora, o mês de setembro foi uma oportunidade para reafirmar que, assim como uma árvore precisa de cuidado para crescer forte, cada pessoa necessita de respeito e oportunidades para florescer em sua singularidade.
