Sorvete criado em Tupã ajuda pacientes com câncer a aliviar efeitos da quimioterapia

Nutricionista e sorveteiro do interior de SP criaram um sorvete artesanal especialmente para pessoas que estão em tratamento de quimioterapia ou radioterapia.

‘Sorvete do Bem’ voltado para pessoas em tratamento oncológico é nutritivo e alivia as náuseas causadas pelos tratamentos de quimioterapia e radioterapia — Foto: Adriele Simi/ Arquivo pessoal

Como picolé ou paleta mexicana, de massa ou gelato, o sorvete é uma das sobremesas mais versáteis e acessíveis. Além de servir como acompanhamento de outros pratos e um ótimo programa para um domingo a tarde, a sobremesa também ajuda a aliviar efeitos colaterais da quimioterapia.

Nesta terça-feira (23), é comemorado o Dia do Sorvete, e o g1 conversou com o Jonas Montagnani e Adrieli Simi, de Tupã (SP), que explicam qual o diferencial da fórmula que desenvolveram especialmente para pacientes oncológicos do interior de SP.

🍦 Sorvete & Gelato

Em 2005, o diagnóstico de um câncer de pele fez com que Jonas mudasse os rumos de sua carreira e virasse dono de seu próprio negócio.

“Eu tinha uma metalúrgica e ficava muito no Sol. Fui aconselhado pelo dermatologista a mudar de profissão e, como sou descendente de italiano e sempre gostei de gelato, fiz vários cursos, aprendi fazer sorvete, comprei as máquinas e montei a minha sorveteria”, relata.

Desde então, Jonas faz seu próprio sorvete na Av. Arthur Fernandes, em Tupã (SP). Em 2019, o sorveteiro viu uma reportagem sobre um estudo desenvolvido em uma universidade de Santa Catarina, que criou uma fórmula de um sorvete voltado para o alívio dos efeitos colaterais de pacientes oncológicos e, em razão do seu histórico de câncer, pensou em colaborar.

Segundo Jonas, ele tentou entrar em contato com a universidade, mas sem sucesso. Então, soube que uma empresa havia comprado a patente da fórmula e, com isso, provavelmente não conseguiria mais participar do estudo.

O tempo passou, chegou a pandemia e o sorveteiro não conseguiu dar continuidade no projeto. No entanto, em 2021, um parente precisou fazer tratamento oncológico no Hospital das Clínicas e na Associação de Combate ao Câncer de Marília.

Durante as horas que permanecia no local esperando o tratamento do paciente, ele se aproximou das equipes da Associação de Combate ao Câncer e, então, conheceu a nutricionista Adriele Simi, a convidando para criar a fórmula do sorvete.

🍨 Benefícios do sorvete

Adrieli Simi, nutricionista especialista em pediatria e oncologia pediátrica explicou, em entrevista ao g1, que o sorvete foi desenvolvido para trazer conforto e nutrição, atingir as metas calóricas, proteicas e preservar o estado nutricional do paciente.

Além disso, um dos focos era minimizar os efeitos colaterais causados pela quimioterapia e radioterapia, como:

  • Mucosite – inflamações na mucosa bucal que ardem ao consumir alimentos quentes e, consequentemente, diminuem a ingestão alimentar, já que o gelado do sorvete anestesiava essas feridas/aftas;
  • Náuseas que dificultam a alimentação;
  • Alterações no paladar, xerostomia (boca seca) e falta de apetite.

Jonas relata que o sorvete é feito de forma artesanal, sem corantes, saborizado com frutas, com zero açúcar e zero lactose.

“O sorvete possui boas fontes de gordura, carboidratos de rápida absorção para fornecimento de energia e proteína, para saciedade e preservação da massa muscular, visto que também há muita perda nesse processo”, explica a nutricionista.

À época, conforme o sorveteiro, chegaram a ser produzidos e doados 300 potes de 200ml para os pacientes por semana, que eram doados para a Santa Casa de Tupã com colaboração do presidente da Câmara Municipal, Eduardo Shigueru, e da Entidade Rotary Tupã Vanuire. Veja uma reportagem realizada em 2021 sobre o projeto no início da reportagem.

No entanto, atualmente, o sorveteiro informou que a produção é realizada esporadicamente, em escala muito menor do que antigamente em razão do custeamento dos ingredientes: “Eu faço quando sobra algum recurso para comprar os ingredientes para doar. Tem também algumas pessoas que pagam os ingredientes para que eu faça para parentes e amigos, e eu não cobro minha mão de obra”, finaliza.

'Sorvete do Bem' foi idealizado por sorveteiro e nutricionista de Tupã (SP) — Foto: Arquivo pessoal

‘Sorvete do Bem’ foi idealizado por sorveteiro e nutricionista de Tupã (SP) — Foto: Arquivo pessoal

'Sorvete do Bem' foi idealizado por sorveteiro e nutricionista de Tupã (SP) — Foto: Arquivo pessoal

‘Sorvete do Bem’ foi idealizado por sorveteiro e nutricionista de Tupã (SP) — Foto: Arquivo pessoal

Fonte: G1

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados

Perfil do Assistente