Técnicos da Cetesb fazem levantamento com drone para analisar dimensão dos danos ambientais no córrego São Jorge, afluente do Rio do Peixe. Combustível vazou de tanque de caminhão na tarde de segunda (28).

Vazamento de óleo diesel de caminhão tanque atinge córrego de Marília — Foto: Artesp/reprodução
Três mil litros de óleo diesel foram despejados no córrego São Jorge, em Marília (SP), por causa do vazamento de um caminhão-tanque, informou nesta terça-feira (29) a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Os técnicos da companhia estão no local avaliando os danos ambientais.
O vazamento do diesel ocorreu na tarde de segunda-feira (28). Um caminhão-tanque que trafegava pela rodovia Rachid Rayes (SP-333) apresentou problemas mecânicos no km 344, que resultaram o vazamento.
O tanque foi perfurado pelo eixo cardan, que se soltou. A carga de óleo derramou por uma canaleta de água pluvial até o córrego São Jorge, que passa naquele trecho.
De acordo com a Cetesb, o óleo que vazou pelo sistema de drenagem da SP-333 atingiu o córrego, que é afluente do Rio do Peixe. O rio tem nascente no município de Garça (SP).
Segundo nota da companhia ambiental, equipes da concessionária da rodovia e de uma empresa especializada atuam na limpeza da via e na remoção do produto.
A Cetesb informou que foi feito levantamento com drone para dimensionar com precisão a extensão da área afetada, na manhã desta terça.
O levantamento vai subsidiar as ações necessárias para a mitigação dos danos ambientais. Após a conclusão da operação, serão aplicadas as sanções administrativas, informou a Cetesb.