🔥 VAGAS DE EMPREGO
Buscando vagas recentes...

Unesp de Bauru abre inscrições para projeto que oferece atividades físicas gratuitas para pessoas com Parkinson

A Unesp de Bauru (SP) está com inscrições abertas para o projeto Ativa Parkinson, que oferece atividades físicas gratuitas para pessoas diagnosticadas com a doença de Parkinson.


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1

A iniciativa é desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa em Movimento Humano (Movi-Lab), ligado ao Departamento de educação Física da universidade, e tem como objetivo promover mais autonomia e bem-estar aos participantes.

Segundo Sarah Pontes, aluna da Unesp e integrante do projeto, as atividades são planejadas para atender às principais dificuldades enfrentadas por quem convive com a doença.

“O nosso objetivo é melhorar capacidades físicas como força, equilíbrio, coordenação motora e resistência cardiorrespiratória. Isso contribui diretamente para a qualidade de vida e para a independência das pessoas com Parkinson”, diz.


--- Publicidade 2 ---

Anúncio 2

Sarah destaca ainda que, além dos exercícios, o projeto oferece apoio psicológico para pacientes e cuidadores.

“A gente entende que o Parkinson não afeta só o paciente, mas também a família. Por isso, contamos com profissionais da psicologia que realizam grupos de partilha para acolher tanto quem participa das aulas quanto quem cuida dessas pessoas”, afirma Sarah.

O Ativa Parkinson é conduzido por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais e estudantes das áreas de educação física, fisioterapia, psicologia, nutrição, arquitetura e medicina.

As aulas são presenciais e ocorrem às segundas, terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30, no campus da Unesp em Bauru. O retorno das atividades em 2026 está previsto para o dia 2 de fevereiro, com cronograma ao longo de todo o ano.

Para participar, é necessário apresentar diagnóstico de doença de Parkinson emitido por um neurologista e ter capacidade de locomoção independente.

Os interessados devem entrar em contato com o Laboratório de Pesquisa em Movimento Humano pelo telefone (14) 3103-9438, pelo e-mail movi_lab@outlook.com ou pelo Instagram @ativaparkinson para realizar o cadastro.

 


Fonte Original: G1 Bauru e Marília

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados